Filipe Luís e mais 11: conheça os treinadores brasileiros na Série A do Brasileirão; campeonato está repleto de estrangeiros

A temporada de 2025 teve início recentemente, mas a presença de treinadores estrangeiros à frente dos clubes brasileiros continua a aumentar. Dos 20 times que participarão da Série A do Brasileirão, oito são comandados por técnicos de outras nacionalidades.

Com a inclusão de Filipe Luís no Flamengo, a proporção de treinadores brasileiros é de 70%, totalizando 11 profissionais e um interino. Assim, 30% dos líderes na Série A em 2025 são estrangeiros, sendo quatro portugueses e quatro argentinos à frente de equipes no Brasil.

    Na lista mencionada, o Botafogo conta com o técnico interino e brasileiro Cláudio Caçapa. Entretanto, o clube alvinegro está em vias de concluir a contratação do português Vasco Matos, o que ampliará o número de treinadores estrangeiros na Série A do Brasileirão.

    Com 20 clubes participantes, o Campeonato Brasileiro começará sua primeira rodada nos dias 29, 30 e 31 de março. Segundo um documento divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Flamengo fará sua estreia contra o Internacional. Contudo, a data e o horário ainda estão pendentes de definição pela entidade.

    Enquanto o início do Brasileirão não chega, o Flamengo, sob a liderança de Filipe Luís, está competindo no Campeonato Carioca. No próximo sábado (22), o Rubro-Negro enfrentará o Maricá, na 11ª rodada, no Maracanã. A partida, inicialmente agendada para ocorrer às 16h30 (horário de Brasília), sofrerá alteração no horário pela FERJ, em razão do intenso calor do Rio de Janeiro.

    Publicado em colunadofla.com

    Share this content: