A temporada 2023 acabou e, com ela, o futebol se despede de Filipe Luís como jogador. No entanto, o lateral não deve deixar o esporte após a aposentadoria, já que tem planos para se tornar treinador em breve. O futuro comandante, inclusive, afirmou ter características similares às de Jorge Jesus, um dos maiores técnicos que passou pelo Flamengo.
— Se nós ganhamos em 2019, foi por causa do Jorge Jesus. Ele era o líder, capitão do barco, que tomava as decisões. Era o treinador do futebol total, o treinador perfeito. Sempre botou o Flamengo acima de tudo […] Eu falo com ele sempre, quando tenho uma dúvida tática, ligo para ele. Meu modelo de jogo, meu pensamento de jogo, é tudo igual ao dele -, afirmou Filipe Luís, em entrevista à ‘FlaTV‘.
De um lado, um dos maiores laterais que já jogou pelo Flamengo. Do outro, o treinador que conquistou os melhores números no comando do Rubro-Negro. A união dessa dupla, sendo assim, simboliza dois grandes ídolos do Clube da Gávea. Jorge Jesus e Filipe Luís trabalharam juntos a partir de 2019, quando o técnico português assumiu o Mais Querido.
Com Jorge Jesus no comando, o Flamengo participou de 57 jogos, dos quais venceu 43, empatou dez e perdeu apenas quatro. Ou seja, o aproveitamento foi de 81,3%. Além disso, neste recorte, o Rubro-Negro marcou 129 gols e teve a defesa vazada 47 vezes.
Se Filipe Luís repetir os feitos de jogador na carreira como treinador terá grande sucesso. Isso porque, no Flamengo, o lateral conquistou dez títulos. Considerado um dos maiores a atletas que passou pela Gávea, além de se destacar pelo respeito ao Rubro-Negro, o camisa 16 levantou duas Libertadores (2019 e 2022), dois Brasileiros (2019 e 2020), duas Supercopas do Brasil (2020 e 2021). Por fim, uma Copa do Brasil (2022), uma Recopa Sul-Americana (2020) e dois Campeonatos Cariocas consecutivos (2020 e 2021).
Share this content: