Final da Libertadores é tratada como ‘interesse nacional’ pelo Governo do Equador

Ministro dos Esportes do país detalha bastidores da decisão continental ao Coluna do Fla

Por: Leonardo José

Já está decidido que a final da Libertadores vai acontecer em Guayaquil. Flamengo e Athletico-PR brigarão pelo título continental no dia 29 de outubro, e os preparativos começaram em agosto, com o Governo do Equador declarando a decisão da competição como “evento de interesse nacional”. Em entrevista exclusiva ao Coluna do Fla, o Ministros dos Esportes do país, Sebastián Palacios, revela a importância que o jogo tem para as autoridades.

Em 2 de agosto, o Presidente, através do Decreto Executivo nº 513, declarou a final da Conmebol Libertadores e a Copa Libertadores Feminina como eventos de interesse nacional. Em 26 de agosto de 2022, o Governo Nacional assinou o “Acordo de Acolhimento” para a “Encenação da Final Única da Conmebol Libertadores 2022”, tendo o Presidente da República Guillermo Lasso como testemunha de honra. A Conmebol e a Federação Equatoriana de Futebol têm o apoio total do Governo Nacional para a realização destes dois eventos —conta Palacios.

Ainda na conversa com o Coluna do Fla, o Ministro dos Esportes explica que a final da Libertadores 2022 nunca foi cogitada de acontecer em outro lugar após a escolha por Guayaquil. Sendo assim, Palacios foi categórico ao rechaçar qualquer possibilidade da mudança de local da finalíssima.

— Definitivamente, não (sobre a possibilidade de a final mudar de país). Temos estado em contato permanente com a Conmebol desde que o Estádio Monumental do Clube Desportivo de Barcelona foi designado como o local para a final da Conmebol Libertadores de 2022. Foram dados vários passos importantes, tanto pelo Governo Nacional como pela Conmebol, para fazer deste evento desportivo um sucesso —diz Sebastián Palacios.

Um dos eventos mais aguardados pelo Governo local e por torcedores de Flamengo e Athletico-PR acontece no dia 29 de outubro, um sábado. Às 17h (horário de Brasília), o Mengão e o time de Curitiba disputam o título da Libertadores, em confronto único. Lembrando que a entrevista completa do Coluna do Fla com Sebastián Palacios, Ministro dos Esportes no Equador, será publicada em instantes.

Fonte: https://colunadofla.com/2022/10/final-da-libertadores-e-tratada-como-interesse-nacional-pelo-governo-do-equador/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=final-da-libertadores-e-tratada-como-interesse-nacional-pelo-governo-do-equador

Share this content: