Sem categoria

Fisiologista revela os efeitos da altitude e dá dicas para o Flamengo na Libertadores

O Flamengo enfrenta o Millonarios a 2.620 metros acima do nível do mar na primeira rodada do Grupo E, no dia 02 de abril. Vinte e dois dias depois, o Mengo sobe ainda mais e vai aos 3.640 metros de altitude em La Paz para enfrentar o Bolívar, na terceira rodada.

O Dr. Alex Souto Maior projeta uma possível queda de rendimento do Flamengo nesses dois jogos. Isso ocorre porque os jogadores exigem mais dos músculos inspiratórios. Como o corpo dos brasileiros que vivem ao nível do mar não estão acostumados com o ar rarefeito, o desgaste físico é maior.

‘O ar é muito rarefeito, a bola tem uma resistência diminuída e se torna muito mais veloz. Isso faz com que o sujeito tenha uma capacidade de inspiração reduzida. Os músculos inspiratórios não estão treinados e acostumados a fazer uma inspiração profunda e forçada, característica do ar rarefeito’, explica Alex.

Existem duas formas de se preparar para jogos em altitudes elevadas: chegar ao local do jogo horas antes da partida para tentar não sentir os efeitos da altitude, ou ir à cidade da partida dois ou três dias antes para se habituar. Para Alex Souto Maior, a preparação ideal começa no Rio de Janeiro, com um treinamento inspiratório específico.

‘Sempre destaco o treinamento inspiratório. Esse tipo de treinamento é muitas vezes negligenciado, mas é muito eficaz na alta performance. Já publiquei um artigo mostrando a eficácia desse treinamento no rendimento, especialmente em sprints de atletas profissionais. O artigo foi publicado na revista Journal of Bodywork and Movement Therapies’, começa.

‘Mostrei a eficácia do treinamento inspiratório dos músculos inspiratórios para melhorar a performance. É possível trabalhar tanto com pressão negativa do abdômen quanto com equipamentos específicos. É uma inspiração forçada que trabalha pontos importantes como diafragma, abdômen e músculos intercostais relacionados à inspiração e expiração’, completa o pós-doutor em fisiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Alex Souto Maior também destaca que a execução do treinamento é simples. Segundo ele, os jogadores podem realizar o exercício no Centro de Treinamento do Flamengo, durante duas semanas, visando os jogos em altitudes elevadas.

‘O período mínimo é de duas semanas. É um treinamento simples, que o jogador pode fazer ao chegar no clube. Cada equipamento de resistência inspiratória fica disponível para cada jogador. A comissão técnica instrui o jogador a realizar aproximadamente de 15 a 20 inspirações na primeira semana e 30 inspirações na segunda semana, progredindo gradualmente’, explica.

‘É simples, o jogador chega no clube, troca de roupa, pega o aparelho, realiza o treinamento e então segue a rotina normal de treino. É um treinamento específico, mas que traz resultados incríveis para a performance e captação de oxigênio. Ou seja, melhora a capacidade de inspiração’, completa Dr. Alex Souto Maior.

O fisiologista também ressalta que o planejamento de subir para a cidade do jogo horas antes da partida é arriscado. Embora possa ter efeitos positivos para alguns jogadores, a maioria do elenco tende a sofrer mais com a altitude.

‘Essa ideia de esperar para subir horas antes do jogo pode beneficiar alguns atletas, mas pode prejudicar a maioria. Tudo depende da capacidade de adaptação do atleta. Alguns se adaptam rapidamente, subindo para a altitude algumas horas antes da competição. No entanto, a maioria sente os efeitos da altitude, resultando em uma queda de desempenho de 15% a 25%, o que pode resultar em derrota’, diz Alex.

‘É possível prever quem terá melhor desempenho analisando o consumo de oxigênio no teste de esforço máximo. A partir desses resultados, é possível intervir e a principal ação é o treinamento dos músculos inspiratórios. Não é viável subir para a altitude sem uma adaptação prévia, que pode ser feita através do treinamento dos músculos inspiratórios’, detalha Alex Souto.

Além de enfrentar Millonarios e Bolívar, o Flamengo também terá o Palestino (CHI) no Grupo E da Libertadores. No entanto, a equipe chilena joga em Santiago, cidade localizada a apenas 570 metros acima do nível do mar, o que não representa um desafio comparável às altitudes de Bogotá e La Paz.

Publicado em colunadofla.com

Share this content:

Redação Flamengo RJ

Share
Published by
Redação Flamengo RJ

Recent Posts

Pulgar avança em marca histórica no Flamengo enquanto negocia renovação de contrato

Erick Pulgar, um dos jogadores mais destacados da equipe liderada por Filipe Luís, possui contrato…

6 minutos ago

Flamengo e Fortaleza apresentam média de 3 gols por partida em jogo chuvoso

Nos últimos cinco confrontos entre Flamengo e Fortaleza, um total de 15 gols foi registrado.…

35 minutos ago

Fabiano de Abreu: ‘Gabigol se despede de forma melancólica, após driblar o futebol e se aproximar da mídia’

Ao longo dos anos, tenho observado e comentado sobre as repercussões do narcisismo no futebol,…

55 minutos ago

Gerson e Flamengo estão próximos de renovar contrato com cláusula de multa alta

O Flamengo continua a se organizar para a temporada de 2025. Não é por acaso…

1 hora ago

Bap rejeita a nomeação de Zico para a diretoria do Flamengo: ‘Pode prejudicar a imagem’

As eleições para a presidência do Flamengo continuam a provocar agitações nos bastidores do clube.…

2 horas ago

Fluminense e Fortaleza se enfrentam na 34ª rodada do Brasileirão nesta sexta-feira

A 34ª rodada do Campeonato Brasileiro teve início na quarta-feira (20), com a realização de…

2 horas ago

This website uses cookies.