Depois da decepcionante campanha da seleção masculina de basquete nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro – quando o Brasil foi eliminado ainda na primeira fase -, as atenções se voltam novamente para o Novo Basquete Brasil. Em sua nona edição, o principal campeonato da modalidade no país contará com 16 participantes, um a mais que na temporada passada. Em uma reunião realizada nesta quinta-feira, na sede da Liga Nacional de Basquete (LNB), em São Paulo, que contou a presença de representantes de todos os clubes, foram definidos o regulamento e os confrontos da primeira rodada. Ainda sem data marcada, Flamengo e Bauru reeditarão no interior paulista a decisão das duas últimas edições da competição, enquanto o estreante Vasco, que retorna à elite após a conquista da Liga Ouro – divisão de acesso do NBB -, vai encarar o Brasília, no Distrito Federal.
Além do clube vascaíno, principal novidade da competição, outra equipe que fará sua estreia no NBB será o Campo Mourão. A presença do vice-campeão da Liga Ouro, convidado pela LNB com o fim das atividades do São José, marcará a volta do Estado do Paraná à elite do basquete nacional após seis anos. O Londrina foi a última equipe paranaense a disputar o campeonato, na temporada 2009/2010.
Os outros 11 postulantes ao título são os mesmos que disputaram a última edição da competição: Basquete Cearense (CE), Caxias do Sul (RS), Franca (SP), Liga Sorocabana (SP), Macaé (RJ), Minas Tênis Clube (MG), Mogi das Cruzes (SP), Paulistano (SP), Pinheiros (SP), Rio Claro (SP) e Vitória (BA).
Ainda sem local definido, o Jogo das Estrelas 2017 já tem data certa para acontecer. O fim de semana festivo do basquete brasileiro está marcado para os dias 18 e 19 de março. Já os playoffs da temporada 2016/2017 terão início no dia 11 de abril.
A principal novidade em relação ao regulamento da temporada passada é o descenso de duas equipes para a Liga Ouro. Ao contrário do que ocorreu nas últimas edições do NBB, quando ninguém foi rebaixado, os dois últimos colocados da fase de classificação cairão automaticamente para a divisão de acesso na próxima temporada.
A mudança, no entanto, não atinge o regulamento da Liga Ouro, que seguirá levando somente seu campeão ao NBB em 2017/2018. Sendo assim, a próxima temporada da divisão de elite do basquete nacional contará novamente com 15 equipes.
O restante do regulamento segue o mesmo. As 16 equipes se enfrentarão entre si em turno e returno na fase de classificação e os 12 melhores avançarão aos playoffs, que seguirá sendo disputado no formato 1-2-1-1, com os Jogos 2, 3 e 5 sendo realizados na casa da equipe de melhor campanha na fase de classificação.
Minas Tênis Clube (MG) x Caxias do Sul (RS)
Pinheiros (SP) x Basquete Cearense (CE)
Campo Mourão (PR) x Paulistano (SP)
Franca (SP) x Macaé (RJ)
Mogi das Cruzes (SP) x Liga Sorocabana (SP)
Rio Claro (SP) x Vitória (BA)
Share this content: