Faltando dez rodadas para o fim do Brasileirão, o Flamengo está disputando o título ponto a ponto com o Palmeiras. No entanto, um dos objetivos do Rubro-Negro no campeonato já está praticamente garantido: a vaga para a Libertadores do ano que vem. Com o aumento de brasileiros na competição continental, que transformou o G4 em G6, o Flamengo está muito perto do torneio continental de 2017.
O Flamengo está na vice-liderança do Brasileiro, com 54 pontos, a 13 do Corinthians, que está em sétimo. Segundo Gilcione Nonato Costa, especialista em matemática da Academia LANCE! e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Flamengo está virtualmente classificado. No site “Probabilidades no Futebol“, da universidade, o time do técnico Zé Ricardo aparece com 99,7% de chances de ir para a Libertadores de 2017.
– Sim, está classificado virtualmente. Precisa fazer o mínimo possível nestas últimas dez rodas, em que estarão em disputa 30 pontos – afirmou Gilcione.
O matemático contou que é muito difícil o Flamengo ficar fora da Libertadores ano que vem. Ele explica que para isso acontecer, é preciso tudo a partir de agora dar errado para o time e dar certo para os rivais pela classificação.
– Só um desastre tiraria o Flamengo da Libertadores do ano que vem. Só se o time mudasse drasticamente o seu perfil nesse campeonato, perdesse todos os seus jogos e os adversários ganhem os seus. E isso é muito difícil de acontecer – disse.
Gilcione contou o que o Flamengo precisa para garantir a vaga para a competição. Ele acredita que com mais cinco pontos o time consiga já carimbar seu passaporte para a Libertadores.
– Creio que atingindo 58 ou 59 pontos o time já esteja classificado. A probabilidade de isso acontecer é muito alta. Acredito que com mais cinco pontos, o Flamengo já deve estar garantido – comentou.
Assim, o Flamengo está quase com os dois pés na Libertadores. A última vez que o Rubro-Negro disputou o campeonato foi em 2014, após conseguir a vaga sendo campeão da Copa do Brasil.
Porém, a campanha da equipe neste ano ficou muito abaixo do esperado. O então time comandado pelo técnico Jayme de Almeida não passou da primeira fase. A eliminação se concretizou com uma derrota por 3 a 2 para o León, do México, em um Maracanã lotado.
A vaga quase garantida também pode ajudar o Flamengo na disputa do título brasileiro. Afinal, restará só mais esse objetivo nesta parte final da temporada. O foco dos jogadores deverá ser ainda maior.
Share this content: