Sem categoria

Fla resgata DNA antes de jogo da Libertadores, mas presença popular soa como utopia

O treino aberto promovido pelo Flamengo ontem no Maracanã foi uma espécie de filme em tempo real sobre a história do clube. Imagens que refletem um passado que se foi e, aparentemente, não volta mais. A energia de uma torcida majoritariamente popular, que desapareceu do estádio, mas ressurgiu para contagiar jogadores para o terceiro jogo da Libertadores, hoje, contra o Santa Fé, de portões fechados. O sucesso da ação já faz a diretoria avaliar nova dose. O cenário de resgate após punição da Conmebol é reflexo não apenas da invasão ao estádio no ano passado, mas também de uma nova cultura dos clubes.

Com “shows” caros, afastou-se o torcedor mais humilde, e criou-se, em parte, mais animosidade para ver o time de perto entre os que não podem pagar um plano de sócio. Os que não se empurram em filas raras em bilheterias se afastam. Desta vez, o apelo por preços mais baixos ecoou ao lado dos pedidos de raça entre os 45.977 presentes nas arquibancadas. Nelas, bandeiras estavam liberadas e torcidas punidas exibiam seus uniformes ignorando os recentes episódios de violência. Sem apoio da Polícia Militar, o clima foi de paz total.

— É a primeira vez que meu filho consegue ver os jogadores. Deviam fazer isso mais vezes. A gente que não é sócio não tem como pagar, bastava baixar um pouco o valor — implorou o rubro-negro Henrique Santana, 27, que estava com a família e o filho Davy, de 2 anos.

Os genes do DNA rubro-negro foram percebidos por poucos atletas e dirigentes no encontro com a torcida. A festa e o apoio foram praticamente irrestritos. Embora tivessem seus nomes cantados antes, durante e depois da atividade, a interação do elenco com o torcedor, um dos objetivos do treino aberto, não se deu de forma plena. Apenas pela tela dos celulares da delegação.

O grupo posou para foto no campo com o setor Norte de fundo, aplaudiu a presença da massa, mas quase nenhum jogador parou para fotos ou autógrafos. Apenas o lateral Klebinho foi até a mureta do estádio para saldar um conhecido. E Juan e Julio Cesar atiraram coletes na multidão.

O presidente Eduardo Bandeira de Mello, por outro lado, que viveu um Flamengo raiz como torcedor, aproximou-se e ouviu reclamações e pedidos de foto. Posou, conversou, mas na hora de falar como dirigente descartou uma volta ao que se via no passado em termos de precificação e acesso ao povo.

— Praticamos uma política de preços que privilegia o torcedor, mas também a saúde financeira do clube. Não adianta nada colocar o ingresso a R$ 5. Vamos privilegiar os cambistas, ter problemas de acesso e pagar para jogar — defendeu o mandatário, cobrando novamente a abertura de nova licitação do Maracanã.

Selecionados para a coletiva, Juan, 39 anos, e Vinicius Jr, 17, simbolizaram um pouco dos torcedores presentes ao estádio. De origem humilde, ambos lembraram quando ocuparam a arquibancada pela primeira vez, e falaram da importância da relação com a torcida para o sucesso em campo.

— Realizei um sonho. Hoje o Flamengo realizou o sonho de muitas crianças. Sempre vim, sempre acompanhei. Lembro que ia na Gávea quando era menorzinho. Se não fosse jogador, certamente estaria aqui — disse o menino craque.

Juan analisou o pedido da torcida por ingressos mais baixos como quem entende os dois lados. E salientou que não é hora de criar divisão no torcedor.

— Depois da Copa, todos estádios viraram de primeiro mundo. Clubes pagam para jogar e colocar o verdadeiro torcedor e o povo no estádio. Ou cobra mais caro, e deixa esses de fora. Não entendo muito sobre isso. A gente gostaria de ver todo tipo de torcedor dentro do estádio. Futebol é democrático. O povo mesmo dentro do estádio. Infelizmente, nem sempre pode. Mas a torcida do Flamengo está em todas as classes — defendeu.

Na arquibancada, a diferença de perfil era clara em relação aos últimos jogos. Muitas famílias e crianças, negras, tendo a primeira oportunidade de contato com o clube. Brenda e Evelyn, de 10 e 5 anos, vieram da Praça Seca com os pais, Jadson e Elen Costa, que definiram o dia:

— Elas nunca vieram a um jogo e agora estão nessa festa. Flamengo é isso.

No campo, o treino aberto não teve esboço de time. Mas Mauricio Barbieri não deve promover surpresas. Sem Everton, confirmado ontem como reforço do São Paulo, Vinicius Junior é favorito para se manter no ataque ao lado de Paquetá, Diego, Everton Ribeiro e Henrique Dourado. Juan deixou claro por fim que o elenco apoia Barbieri, de 36 anos, hoje interino, mas que ganha corpo para ser efetivado em caso de bons resultados.

— Futebol não tem idade. É o nosso comandante. Maior respeito pelo Maurício. Já tinha como auxiliar, continuo tendo — enalteceu o zagueiro de 39 anos.

O Flamengo lidera o grupo 4 com quatro pontos, dois de vantagem para Santa Fé e River Plate.

Fonte: https://oglobo.globo.com/esportes/flamengo/fla-resgata-dna-antes-de-jogo-da-libertadores-mas-presenca-popular-soa-como-utopia-22602477

Share this content:

Redação Flamengo RJ

Share
Published by
Redação Flamengo RJ

Recent Posts

Time principal do Flamengo mantém rotina de treinos antes da viagem para os Estados Unidos

A temporada de 2025 está prestes a iniciar para o futebol brasileiro. Nesse contexto, o…

34 minutos ago

Bap intensifica cobrança ao Flamengo sobre jogos do Campeonato Carioca

Os quatro primeiros confrontos do Flamengo no Campeonato Carioca ocorrerão em cidades do Nordeste e…

1 hora ago

Companheiro de Juninho no Qarabag garante que atacante está preparado para atuar no Flamengo

O Flamengo não realizará contratações impactantes nesta janela de transferências. Pelo menos, essa é a…

9 horas ago

Antigos jogadores do Flamengo estarão no BBB 25

O reality show Big Brother Brasil está prestes a iniciar sua edição de 2025, e,…

9 horas ago

Jogador da Seleção Italiana é apresentado ao Palmeiras, mas afirma que aceitaria jogar no Flamengo

O prestígio conquistado pelo Flamengo nos últimos anos tem gerado frutos, a ponto de um…

10 horas ago

Bap descreve os primeiros dias de trabalho de Filipe Luís com José Boto no Flamengo

O time principal do Flamengo completou o segundo dia de pré-temporada nesta quinta-feira (09), no…

10 horas ago

This website uses cookies.