Flamengo apresenta desempenho decepcionante, é derrotado pelo Central Córdoba e acende sinal de alerta na Libertadores

Em um grupo que inicialmente parecia ser favorável ao Flamengo, a situação se transformou em um verdadeiro drama. Nesta quarta-feira (09), o Rubro-Negro foi superado pelo Central Córdoba (ARG), no Maracanã, com um placar de 2 a 1, durante a segunda rodada da Libertadores. Assim, a equipe argentina conquistou a liderança da chave, acumulando quatro pontos.

A LDU (EQU) também pode alcançar os quatro pontos, caso vença o Deportivo Táchira (VEN) mais tarde. Por sua vez, o Flamengo permanece com três pontos e, portanto, pode terminar a rodada na terceira posição, fora da zona de classificação. Dessa maneira, o Fla precisará se esforçar para conquistar pontos na altitude de Quito.

Nesta quarta-feira (09), o técnico Filipe Luís decidiu poupar jogadores importantes, como Wesley, Gerson e Erick Pulgar, que foram acionados durante o intervalo. Além disso, o jogo marcou o retorno de Pedro aos campos, após quase sete meses afastado devido a uma grave lesão no joelho. O atacante entrou na parte final do segundo tempo.

O Flamengo, apoiado por mais de 50 mil torcedores, começou a partida com intensidade. Logo no primeiro minuto, Gonzalo Plata deu um belo drible no adversário, deixando Juninho em uma boa posição para o gol. No entanto, o camisa 23 foi bloqueado por um defensor do Córdoba e perdeu uma ótima oportunidade de abrir o marcador. Os visitantes responderam aos seis minutos. Após uma sequência de rebotes, Cufré disparou um forte chute, e Rossi conseguiu desviar para escanteio.

Com nove minutos de jogo, Arrascaeta fez um excelente lançamento para Juninho, que encontrou Bruno Henrique na área. Contudo, o ídolo desperdiçou a chance ao chutar para fora. O início da partida foi bastante agitado no Maracanã! Aos 11 minutos, o uruguaio fez uma bela tabela com Plata e finalizou com a perna esquerda, mas Aguerre defendeu com o pé. O domínio era total do Flamengo! Quando o relógio marcava 14 minutos, De La Cruz cobrou uma falta na área, e Léo Ortiz desviou no primeiro pau, exigindo uma intervenção do goleiro adversário.

Entretanto, aos 21 minutos, a tensão tomou conta do Maracanã. Após um toque de mão de Léo Pereira dentro da área, o VAR foi acionado e o pênalti foi assinalado. Na cobrança, Heredia executou com maestria, sem dar chances para Rossi. O Central Córdoba assumiu a liderança. A partir desse momento, a situação se complicou para o Flamengo, pois os argentinos passaram a se defender com todos os jogadores atrás da linha do meio-campo. Aos 34 minutos, Plata obrigou Aguerre a realizar duas defesas após um chute de longa distância.

O Maracanã chegou a vibrar com um gol em cobrança de falta de Léo Pereira aos 39 minutos, que acertou a rede pelo lado de fora. No entanto, antes disso, o árbitro havia marcado um pênalti para o Flamengo, mas o VAR foi acionado e constatou que a infração ocorreu fora da área por detalhes. Contudo, quem ampliou o placar foi o Central Córdoba. Em uma cobrança de falta na área, Florentín cabeceou para o fundo das redes, aos 43 minutos.

No intervalo, Filipe Luís fez as alterações e colocou os três jogadores poupados: Wesley, Erick Pulgar e Gerson, nas vagas de Varela, Evertton Araújo e Juninho. Com a presença de mais titulares em campo, o Flamengo partiu para o ataque. Em menos de cinco minutos, Aguerre realizou duas grandes defesas. Após tanta pressão, o gol do Flamengo finalmente aconteceu.

Em uma bela cobrança de falta, Nico De La Cruz marcou o primeiro gol do Flamengo, aos 15 minutos. A torcida explodiu de alegria no Maracanã, que clamava pela virada do Rubro-Negro! Com 29 minutos, a reestreia de Pedro! Após quase sete meses afastado, ele entrou no lugar de Alex Sandro. Filipe Luís optou pelo tudo ou nada na parte final da partida.

Apesar das tentativas, o Flamengo criou poucas oportunidades, enquanto o Córdoba esteve mais próximo de marcar novamente, após mais um cruzamento na área. Até Bruno Henrique acertou a trave nos acréscimos. Dessa forma, a classificação do Rubro-Negro na Libertadores se tornou um drama, tendo em vista que a próxima partida será na altitude de Quito, contra a LDU.

Publicado em colunadofla.com

Share this content: