A trajetória em direção ao hexacampeonato da Copa do Brasil prossegue com determinação! Na quarta-feira (21), o Flamengo superou o Botafogo da Paraíba com um resultado de 4 a 2, garantindo assim sua vaga nas oitavas de final. Mesmo com uma formação alternativa, o Rubro-Negro não teve dificuldades diante do adversário e conseguiu balançar as redes três vezes antes de completar 21 minutos de jogo. O confronto, realizado no Maracanã, correspondeu à terceira fase do torneio eliminatório nacional, com os gols sendo anotados por Danilo, Pedro, Varela e Everton Cebolinha.
Dessa forma, o Flamengo espera que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) defina a data para o sorteio das oitavas de final. As partidas estão programadas para ocorrer no mês de julho e no início de agosto. Em outras palavras, a Copa do Brasil só voltará a ser disputada após o Mundial de Clubes, que será realizado nos Estados Unidos.
O Flamengo iniciou a partida de maneira avassaladora no Maracanã. Logo aos três minutos, Everton Cebolinha cobrou um escanteio, a bola permaneceu ‘viva’ dentro da área, e o zagueiro Danilo a mandou para o fundo das redes. Este foi o segundo gol do camisa 13 com o Manto Sagrado, e o placar foi inaugurado no jogo de volta da Copa do Brasil. Contudo, o tempo para comemorar foi escasso.
Apenas três minutos depois, Ayrton Lucas foi até a linha de fundo e realizou um cruzamento rasteiro. Everton Cebolinha fez um toque sutil, e Pedro, sempre atento, apenas empurrou a bola para o gol. O Flamengo já liderava por 2 a 0, assegurando sua classificação para as oitavas de final da competição. Apesar do revés, o Botafogo quase conseguiu reduzir a diferença com um belo chute de Henrique Dourado, que foi defendido com maestria por Matheus Cunha aos sete minutos.
O domínio era total do Flamengo! Aos 18 minutos, Ayrton Lucas, novamente pela esquerda, puxou para o meio e arriscou com a perna direita, obrigando o goleiro Michael a realizar uma boa defesa, jogando a bola para escanteio. A partida era claramente controlada pelo camisa 6! Com 21 minutos, o jogador canhoto fez um cruzamento na área, e Varela, recebendo do lado oposto, dominou com calma e finalizou cruzado: 3 a 0 para o Flamengo!
O quarto gol quase chegou aos 29 minutos: em uma arrancada impressionante, Everton Cebolinha arriscou de fora da área, mas o goleiro do Botafogo conseguiu desviar. Aos 35 minutos, um deslize da defesa do Flamengo. Após um passe em profundidade, Henrique Dourado ficou cara a cara com o gol, driblou Matheus Cunha e empurrou a bola para o gol vazio. Na comemoração, o atacante optou por não realizar a tradicional ‘ceifada’, em respeito ao clube onde atuou entre 2018 e 2019.
Os visitantes se animaram e quase conseguiram diminuir a desvantagem aos 39 minutos. Após um cruzamento pela direita, Gabriel Onório recebeu completamente livre na área, mas sua finalização saiu torta, assustando Matheus Cunha. No entanto, após essa jogada, o Flamengo recuperou o controle da partida e não teve mais sustos no primeiro tempo.
No início do segundo tempo, um ‘replay’ do primeiro. O Flamengo voltou a balançar as redes aos três minutos. Guillermo Varela recebeu pela direita e fez um cruzamento preciso para a cabeça de Everton Cebolinha. O camisa 11 não hesitou e marcou, ampliando o placar para 4 a 1 no Maracanã. Com a classificação praticamente assegurada, Filipe Luís aproveitou para dar chances a jogadores mais jovens.
Saíram Varela, Gerson e Michael, dando lugar a Wesley, João Alves e Lorran. Dois dos que entraram, inclusive, quase participaram do quinto gol. O lateral fez um cruzamento da direita, e o atacante cabeceou com perigo, mas o goleiro conseguiu defender. Pouco depois, Filipe Luís fez a substituição de Arrascaeta, aos 22 minutos, para que o uruguaio pudesse recuperar o ritmo de jogo após sua ausência no domingo (18) contra o Botafogo-RJ.
Com o Flamengo adotando um ritmo mais lento, o Botafogo da Paraíba conseguiu marcar um gol. Após uma cobrança de escanteio, a bola sobrou para Rodrigo Alves, que acertou uma bela finalização de primeira, no cantinho, sem chances para Matheus Cunha, aos 23 minutos do segundo tempo: 4 a 2. Na reta final do jogo, o Mengão apenas administrou a vantagem e garantiu a festa para mais de 25 mil torcedores presentes.
Escalação do Flamengo: Matheus Cunha, Varela, João Victor, Danilo e Ayrton Lucas; Everton Araújo, Gerson e Matheus Gonçalves; Everton Cebolinha, Michael e Pedro. Técnico: Filipe Luís.
Escalação do Botafogo-PB: Michael; Erick, Wendel Lomar, Reniê e Evandro; Gama, Thallyson e Igor Maduro; Guilherme Santos, Gabriel Honório e Henrique Dourado. Técnico: Márcio Fernandes.
Publicado em colunadofla.com
Share this content: