Por: Pedro Paulo Catonho
Ao fim do Campeonato Brasileiro, o Santos terminou rebaixado pela primeira vez na história. Portanto, a equipe da Vila Belmiro deixou o seleto grupo dos times que venceram a Libertadores e nunca jogaram a Série B. Assim, restam apenas nove clubes na relação, incluindo o Flamengo.
Flamengo
São Paulo
Boca Juniors (ARG)
Peñarol (URU)
Nacional (URU)
Olimpia (PAR)
Colo-Colo (CHI)
Atlético Nacional (COL)
Once Caldas (COL)*
*O Deportes Caldas, fundador da liga colombiana, faliu em 1951, mas deu origem, dez anos depois, ao Once Caldas, outro que nunca foi rebaixado
Nos últimos 15 anos, vários clubes estão dando adeus ao seleto grupo de ‘incaíveis’. Entre eles estão, além do Santos, Vasco, Internacional, Cruzeiro e River Plate (ARG), que jogaram a Série B recentemente. Agora, no Brasil, apenas o Flamengo e o São Paulo podem se orgulhar de ter o título da Libertadores e nunca ‘pisar’ na segunda divisão.
Por falar em Libertadores, o Flamengo está garantido na fase de grupos do ano que vem, assim como o São Paulo. Porém, na lista dos ‘incaíveis’, a competição continental terá uma baixa importante: o Boca Juniors está fora. A equipe de Buenos Aires, vice-campeã de 2023, não conseguiu se classificar e vai jogar a Copa Sul-Americana em 2024.
Dos outros ‘incaíveis’, destaca-se também a ausência do Olimpia. O ‘carrasco’ do Flamengo nas oitavas de 2023 também não jogará o torneio em 2024. As vagas do Paraguai foram preenchidas por: Libertad (PAR), Cerro Porteño (PAR), Nacional (PAR) e Sportivo Trinidense (PAR).
O Flamengo iniciará a caminhada pelo tetra da Libertadores na primeira semana de abril do ano que vem. Antes, porém, em março, ainda sem data definida, a Conmebol realizará o sorteio dos grupos. Campeão no ano passado, o Rubro-Negro fará parte do pote 1, ou seja, será cabeça de chave.
No entanto, a Copa Libertadores da América tem início em fevereiro, com as disputas das fases preliminares. Do Brasil, dois times jogarão o estágio inicial: Botafogo e Red Bull Bragantino. Ao lado do Flamengo, já confirmados nos grupos estão o também ‘incaível’ São Paulo e os muitas vezes rebaixados Fluminense, Palmeiras, Grêmio e Atlético-MG.
VEJA IMAGENS EXCLUSIVAS DE TERRENO DO GASÔMETRO, ONDE FLAMENGO QUER CONSTRUIR ESTÁDIO PRÓPRIO
Share this content: