O Conselho Deliberativo do Flamengo deu início ao processo de implementação de votações e reuniões remotas nesta segunda-feira (10). Os associados terão um prazo de 15 dias, até o dia 25 de fevereiro, para apresentar emendas antes de prosseguir com o processo.
É fundamental ressaltar que a introdução do voto à distância está estritamente vinculada à votação do Conselho Deliberativo do Flamengo. Em outras palavras, somente as questões que dizem respeito ao CoDe permitirão que os associados optem pelo voto de forma híbrida.
Embora o processo de voto à distância não esteja relacionado às eleições gerais do Flamengo, que envolvem a escolha do presidente e do vice-presidente do clube, a expectativa é que as normas sejam alteradas nos próximos anos. O início da mudança no Conselho Deliberativo é interpretado como um passo inicial para a implementação de reuniões e votações remotas em outros conselhos.
É importante lembrar que o Flamengo utilizou urnas eletrônicas na última eleição presidencial do clube, realizada no final de 2024. Naquela ocasião, o Rubro-Negro adotou esse método pela primeira vez em sua história, após a aprovação interna dos associados no Conselho Deliberativo.
Atualmente, a proposta do Flamengo, especialmente do presidente do Conselho Deliberativo, Ricardo Lomba, é proporcionar mais oportunidades para os associados que não podem se deslocar até a Gávea participarem das reuniões e votações. Assim, caso o CoDe aprove a mudança, a expectativa é que a nova medida receba apoio de outros conselhos.
Publicado em colunadofla.com
Share this content: