Flamengo critica a arbitragem e anuncia que irá à Conmebol após partida contra o Estudiantes na Libertadores

A atuação da arbitragem prejudicou o Flamengo em sua partida contra o Estudiantes (ARG) na última quinta-feira (18), realizada no Maracanã, referente ao jogo de ida das quartas de final da Libertadores. Em decorrência disso, o Mais Querido divulgou uma nota oficial condenando as atitudes do árbitro Andres Rojas.

O Clube de Regatas do Flamengo vem a público informar que tomará medidas junto à CONMEBOL em relação ao desempenho da arbitragem no confronto contra o Estudiantes de La Plata, ocorrido nesta quinta-feira, pela CONMEBOL Libertadores. O que foi observado em campo, sob a condução do árbitro colombiano Andres Rojas, foi um desfile de erros e decisões que ultrapassaram os limites do erro humano, evidenciando uma direção tendenciosa, com tratamento desigual para as duas equipes, comprometendo diretamente o resultado esportivo e a credibilidade da competição.

As imagens da partida são claras e incontestáveis ao revelar a gravidade dos erros cometidos. Faltas invertidas e cartões amarelos aplicados de forma desproporcional contra o Flamengo evidenciam o desequilíbrio nas decisões do árbitro em favor do time visitante. Um pênalti foi cometido em um toque de mão intencional do defensor na disputa de bola com Luiz Araújo, e a subsequente expulsão de Gonzalo Plata, punido com o segundo cartão amarelo em uma jogada em que ele foi o prejudicado, agrava ainda mais a situação. A validação de um gol irregular do Estudiantes, marcado após toque no braço aberto do atacante, que ampliou sua área para além do movimento natural, assumindo o risco, torna tudo ainda mais preocupante. Ocorrências como essas não podem ser tratadas como meras falhas, mas sim como um ataque direto à integridade do torneio.

Além da quantidade alarmante de erros capitais, amplamente destacados pela imprensa nacional e internacional, também chamou a atenção a omissão do árbitro de vídeo, Nicolás Gallo (COL), e a não utilização do recurso do VAR em momentos em que o protocolo exigia sua intervenção. Todos esses elementos expõem uma atuação desastrosa da equipe de arbitragem, composta ainda pelos auxiliares Alexander Guzmán Bonilla (COL) e John Alexander León Sánchez (COL), além do quarto árbitro Jhon Alexander Ospina Londoño (COL), o que impactou diretamente no resultado da partida e comprometeu a escalação do Flamengo para o jogo decisivo na Argentina.

O Flamengo irá recorrer à CONMEBOL a respeito da absurda expulsão do jogador Gonzalo Plata, com a firme convicção de que a Confederação Sul-Americana de Futebol irá revisar a decisão, com urgência, e reverter a punição aplicada ao atleta. Medidas semelhantes devem ser tomadas para a próxima partida, sob pena de perpetuar uma injustiça que prejudicaria ainda mais a competição e mancharia sua imagem no cenário internacional.

O clube reafirma sua confiança na seriedade do presidente da CONMEBOL, Alejandro Domínguez, reconhecido por seu empenho no desenvolvimento e nas boas práticas do futebol no continente. O Flamengo espera que providências sejam adotadas imediatamente para reparar, ainda que parcialmente, o enorme dano causado pela arbitragem nesta partida e preservar a legitimidade da CONMEBOL Libertadores.

Primeiramente, o árbitro colombiano deixou de marcar um pênalti a favor do Flamengo no final do primeiro tempo, em uma jogada envolvendo Samuel Lino. O atacante sofreu uma falta e caiu dentro da área, mas o jogo prosseguiu.

Outro ponto relevante é que o quarto árbitro sugeriu ao técnico do Estudiantes que substituísse o jogador Román Gómez, que já havia recebido cartão amarelo e estava próximo da expulsão.

Além disso, Andres Rojas não assinalou um pênalti em Plata no final do jogo, e ainda aplicou um cartão vermelho ao atacante equatoriano por uma falta no adversário. Para agravar a situação, o VAR sequer analisou o lance, permitindo que o árbitro continuasse a partida.

O encontro está agendado para a próxima quinta-feira (25), em La Plata, na Argentina, com início previsto para às 21h30 (horário de Brasília). O Flamengo pode até empatar o jogo de volta e ainda assim se classificar para as semifinais da Libertadores.

Publicado em colunadofla.com