Como o EXTRA havia informado, o departamento jurídico do Flamengo protocolou na noite desta quarta-feira no Superior Tribunal de Justiça Desportiva o pedido de liberação para escalar o meio-campo Reinier contra o Avaí, no sábado. O jogador está convocado para a seleção sub-17, mas não se apresentou para treinos e amistosos, e a CBF ainda não o liberou ao clube.
O Flamengo, então, fez como o Vasco no caso Talles Magno, e deu entrada na chamada medida inominada, através da qual o presidente do STJD pode conceder liminar ou solicitar que a CBF se manifeste e coloque o jogador em condições de ser relacionado no sistema.
Com isso, o Flamengo não teria qualquer risco de praticar infração com a escalação do jogador, uma vez que, neste momento, o nome de Reinier encontra-se bloqueado na chamada "gestão web", onde os registros de convocações são feitos pela CBF.
A previsão é que o trâmite se encerre até esta sexta-feira, já que a entidade tem 24 horas para se manifestar em caso de o STJD não conferir a liminar. A CBF foi procurada e ainda não tem posição oficial sobre o assunto.
O clube fundamentou o pedido de liberação no fato principal de que não há obrigação em ceder o jogador para amistosos da seleção sub-17. Um dos argumentos do Flamengo é que a CBF não cumpriu o prazo de convocação com a antecedência de 15 dias prevista. O outro é que a Fifa não prevê a liberação obrigatória de jogadores para seleções de base nesta janela de amistosos de setembro, apenas para seleção principal.
O jurídico rubro-negro citou inclusive que nem em Copa do Mundo sub-17 as seleções podem obrigar os clubes a cederem os jogadores. E lembrou que o Borussia Dortmund já pediu a devolução de um atleta e foi prontamente atendido. Outra lacuna da CBF, segundo o Flamengo, foi convocar os jogadores para três amistosos, quando o calendário da Fifa fala em duas partidas previstas nesta janela de setembro.
Reinier segue treinando com o Flamengo para o jogo com o Avaí, e deve ser escalado na vaga de Arrascaeta. O jogador e seu estafe demonstraram preocupação com a não ida para a seleção de base, onde tem se destacado, e esperam que o imbróglio não interfira em sua evolução na equipe.
Share this content: