Técnico português usou esquema com dupla na zaga contra o Sporting Cristal (PER)
Por Leonardo José
As variações com dois e três zagueiros começam a ser mais presentes no sistema de jogo de Paulo Sousa. Na última terça-feira (24), o Flamengo não teve dificuldades para derrotar o Sporting Cristal (PER) por 2 a 1, pela Libertadores. Assim, apenas com Pablo e David Luiz no setor, o Rubro-Negro segue invicto quando o técnico português utiliza uma dupla ao invés de um trio na zaga.
No Flamengo de Paulo Sousa, os números do time são melhores quando a zaga é composta por uma dupla. Isso aconteceu em 12 jogos (contando o 2 a 1 sobre os peruanos): dez vitórias, dois empates e nenhuma derrota, tendo 88,8% de aproveitamento. Entretanto, com um trio no setor em 17 confrontos, o Mengo tem oito triunfos, cinco igualdades e quatro derrotas, totalizando 61,2%% de aproveitamento.
Dessa forma, nota-se que o resultado do Flamengo é bem melhor quando atua com dois zagueiros ao invés de três, mas vale ressaltar os contextos. Na coletiva depois da vitória sobre o Sporting Cristal (PER), Paulo Sousa explicou que usa dupla de zaga quando o adversário é mais frágil ofensivamente, o que libera o Mengo de atacar com mais homens. Ou seja, quando o oponente for qualificado, dificilmente o português abrirá mão do trio no setor.
Paulo Sousa terá mais um grande desafio pela frente. Agora, no domingo (29), o Flamengo vai enfrentar o Fluminense no Maracanã, às 18h (horário de Brasília). Pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, o Mengo buscará a vitória para retornar à primeira metade da tabela de classificação e tentar espantar a maré de revolta depois dos jogos. Vale lembrar que o Rubro-Negro foi alvo de vaias, por parte da torcida, em vitórias sobre Goiás e Sporting Cristal (PER). Por isso, o triunfo sobre o Flu é essencial. E você poderá acompanhar todos os lances desse confronto, ao vivo, na transmissão do Coluna do Fla, no YouTube.
Share this content: