Sem categoria

Flamengo debate ideia de clube empresa; saiba o que pode mudar e conheça o projeto

Por: João Pedro Granette

Após o título da Supercopa do Brasil, dirigentes do Flamengo que estavam em Brasília se reuniram com Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, para debater a ideia de “clube-empresa”. O projeto ainda é recente e nem tão conhecido por todos no futebol brasileiro.

A ideia começou a ser debatida no fim de 2019, mais precisamente em novembro, quando a Câmara dos Deputados aprovou o projeto para que as equipes do futebol brasileiro pudessem usar o modelo clube-empresa.

A ideia é de que os clubes possam renegociar dívidas, facilitando a busca por investidores. Isso também auxiliaria na organização do caixa. Outra mudança significativa é que os dirigentes passam a ser responsáveis por irregularidades cometidas.

Os clubes de futebol que aderirem ao projeto também terão a possibilidade de se transformarem em sociedades empresárias. Os times ainda podem fazer parte de uma fusão, cisão ou incorporação de outras sociedades, caso do Red Bull Bragantino.

A votação na Câmara dos Deputados também deixou definido que processos como as atividades realizadas, dados econômicos e as práticas de governo deverão ser apresentados de forma pública.

O projeto ainda criou uma tributação para os clubes profissionalizarem as gestões, com o nome de Simple-Fut. Com isso, 5% da receita bruta vai para saldar o Imposto de Renda, Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) e o Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

Em caso de incentivo ao futebol feminino, também na formação das categorias de base do futebol e auxilio ao esporte nas comunidades carentes, a taxa cai de 5% para 1%.

Sobre as dívidas

Os times que adotarem o projeto de “clube-empresa” ainda terão o regime especias para quitar as dívidas com a “União”. O que ficou acordado no texto da Câmara dos Deputados foi do débito ser pago em até 60 parcelas, com redução de 70% das multas, 40% dos juros e 100% de encargos legais.

Os clubes poderão aderir à recuperação judicial prevista na lei de Falências e Recuperação Judicial. Os times que aderirem não poderão ser impedidos de participar de competições nacionais.

Em novembro do ano passado, o relator do projeto, deputado Pedro Paulo (DEM-RJ), concedeu entrevista ao “Estado” e falou sobre a situação dos clubes da Série A.

“Os clubes da Série A juntos representam dívida de quase R$ 7 bilhões. A dívida é grande e cresce de forma acelerada. Seja ela com o governo ou privada. De 2017 para 2018 cresceu 8%. É um problema particular do futebol brasileiro.”

Fonte: https://colunadofla.com/2020/02/flamengo-debate-ideia-de-clube-empresa-saiba-o-que-pode-mudar-e-conheca-o-projeto/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=flamengo-debate-ideia-de-clube-empresa-saiba-o-que-pode-mudar-e-conheca-o-projeto

Share this content:

Redação Flamengo RJ

Share
Published by
Redação Flamengo RJ

Recent Posts

Gabigol fala abertamente sobre suspensão: “As provas estão aí”

O Flamengo saiu vitorioso sobre o Amazonas por 1 a 0 nesta quarta-feira (01), em…

30 minutos ago

Gabigol elogia desempenho da equipe na vitória contra o Amazonas

Após um longo período afastado dos campos, finalmente, Gabigol retornou. O Flamengo saiu vitorioso, porém…

2 horas ago

Flamengo vence Amazonas pela Copa do Brasil mesmo jogando mal e sendo vaiado

O Flamengo conquistou uma vitória por 1 a 0 sobre o Amazonas nesta quarta-feira (01)…

2 horas ago

Gabigol é homenageado pela torcida do Flamengo em jogo da Copa do Brasil

O Flamengo entra em campo nesta quarta-feira (01) para enfrentar o Amazonas no jogo de…

9 horas ago

Flamengo enfrenta o Amazonas em jogo emocionante!

*O Flamengo enfrentará o Amazonas hoje, a partir das 21h30, no Maracanã, pela primeira partida…

9 horas ago

Governador do Rio fala sobre construção de estádio do Flamengo e destaca pontos positivos e negativos

O Flamengo irá jogar nesta quarta-feira (01) contra o Amazonas, na terceira fase da Copa…

9 horas ago

This website uses cookies.