O Flamengo, que ficou em segundo lugar no Grupo E da Libertadores, terá que enfrentar o Bolívar (BOL) como visitante nas oitavas de final. Essa situação não é novidade para o Rubro-Negro, que já passou por essa mesma circunstância em outras quatro ocasiões. O histórico é equilibrado, com duas classificações e duas eliminações para o Mais Querido, resultando em um aproveitamento de 50%.
A primeira vez que o Flamengo teve que decidir fora de casa nas oitavas foi em 1993. No Maracanã, o Mengo resolveu o confronto ao vencer o Minervén, da Venezuela, por 8 a 2. No segundo jogo, o Rubro-Negro saiu vitorioso mais uma vez e avançou para as quartas de final. O elenco contava com nomes como Júnior Baiano, Maestro Junior, Marcelinho Carioca e Djalminha.
Em 2010, o Corinthians investiu pesado em busca da inédita Libertadores. No entanto, foi o Flamengo que acabou com o sonho do time paulista no ano do centenário. Com jogadores como Adriano Imperador e Vagner Love, o Mengão avançou contra o adversário, que contava com Ronaldo Fenômeno e Roberto Carlos.
No primeiro jogo, no Maracanã, o Flamengo venceu por 1 a 0, com gol de Adriano de pênalti. No segundo confronto, no Pacaembu, o Corinthians abriu 2 a 0 no primeiro tempo e parecia encaminhar a classificação. No entanto, Vagner Love marcou e garantiu a classificação do Rubro-Negro pelo critério de gol fora de casa.
Se as lembranças são positivas contra Minervén e Corinthians, a história é diferente nos confrontos mais recentes. Em 2018, o Flamengo foi derrotado pelo Cruzeiro por 2 a 0 no Maracanã, com um gol de Arrascaeta. No jogo de volta, no Mineirão, o Fla venceu por 1 a 0, com gol de Léo Duarte.
Por último, a eliminação traumática para o Olimpia no ano passado. Bruno Henrique marcou o único gol no Maracanã. O camisa 27 também abriu o placar em Assunção, mas os paraguaios conseguiram uma virada por 3 a 1 com três gols de cabeça.
Assim, Flamengo e Bolívar se enfrentarão nas semanas dos dias 14 e 21 de agosto, com o primeiro jogo no Maracanã e o segundo na altitude de La Paz, na Bolívia. As duas equipes se enfrentaram na fase de grupos, com uma vitória para cada lado em seus respectivos estádios. No Rio de Janeiro, o Mengão venceu por 4 a 0. No entanto, como visitante, a equipe de Tite foi derrotada por 2 a 1.
Publicado em colunadofla.com
Share this content: