Flamengo derrota Vasco, garante vaga na semifinal do Carioca e se aproxima do título da Taça Guanabara

O Flamengo conquistou uma expressiva vitória sobre o Vasco, com o placar de 2 a 0, neste sábado (15), o que praticamente assegura a Taça Guanabara, prêmio destinado à equipe que finaliza a fase inicial na primeira posição. A partida ocorreu no Maracanã, onde Bruno Henrique e Everton Cebolinha foram os responsáveis pelos gols. Com essa vitória, o time mais querido do Brasil alcançou 20 pontos e garantiu sua classificação para a semifinal do Campeonato Carioca.

Assim, a Taça Guanabara pode ser confirmada neste domingo (16). Para que isso aconteça, é necessário que o Volta Redonda não vença o Sampaio Corrêa. Caso contrário, o Flamengo ainda possui uma considerável vantagem no saldo de gols (15, em comparação a apenas um do time da Cidade do Aço). Portanto, a liderança está praticamente assegurada.

Como já é habitual, o Flamengo começou a partida de forma intensa no Maracanã. Logo no primeiro minuto, Michael deixou Puma no chão e cruzou para Bruno Henrique, que, infelizmente, não conseguiu finalizar. Aos cinco minutos, Arrascaeta cobrou uma falta na área, mas Léo Pereira teve uma grande oportunidade e cabeceou para fora.

O Vasco, por sua vez, se posicionou de maneira defensiva, com todos os 11 jogadores em seu campo. Após 15 minutos de jogo, o Flamengo detinha impressionantes 71% de posse de bola. Com o adversário recuado, Erick Pulgar tentou um chute de longa distância aos 16 minutos, provocando um grito de entusiasmo da torcida presente no Maracanã.

A defesa do Vasco foi finalmente superada aos 27 minutos. Após um belo passe de Arrascaeta, Plata entrou na área e foi derrubado. Na cobrança da penalidade, Bruno Henrique executou um chute forte, no canto direito de Léo Jardim, que, embora tenha tentado, não conseguiu evitar o gol. O placar agora era de 1 a 0, marcando o nono gol do camisa 27 contra o rival.

Aos 38 minutos, Gonzalo Plata chegou a balançar as redes após um cruzamento de Varela pela esquerda. No entanto, o VAR revisou a jogada e sinalizou um impedimento do uruguaio. O gol teria sido uma recompensa justa pelo desempenho do Flamengo na primeira etapa, que dominou a partida. O placar de 1 a 0 não refletia a superioridade rubro-negra nos primeiros 45 minutos.

No segundo tempo, o Vasco retornou com uma postura mais agressiva, ocupando o campo ofensivo. Aos cinco minutos, Tchê Tchê fez a primeira finalização da equipe, defendida por Rossi. Aos sete, Zuccarello também tentou, mas a bola passou perto da trave do Flamengo, fazendo com que a torcida adversária, que até então se mostrava quieta, começasse a cantar mais animadamente no Maracanã.

O domínio parecia estar do Vasco! Aos 17 minutos, Vegetti acertou a trave com um cabeceio. Diante da pressão, Filipe Luís decidiu fazer alterações. Entraram Léo Ortiz, Allan e Luiz Araújo nos lugares de Varela, Evertton Araújo e Arrascaeta. O lateral uruguaio havia feito uma boa partida, mas recebeu um cartão amarelo no segundo tempo e estava sob pressão.

Aos 24 minutos, uma preocupação surgiu para o Flamengo! Luiz Araújo fez um passe excepcional para Michael, que avançou, mas o camisa 30 sentiu uma lesão na parte posterior da coxa esquerda e precisou ser retirado de maca. No banco, o jogador demonstrou sinais de dor. Everton Cebolinha foi o escolhido para substituí-lo.

Após um segundo tempo menos ofensivo, o Flamengo conseguiu criar uma boa jogada aos 37 minutos. Após uma troca de passes, Wesley finalizou de fora da área, obrigando Léo Jardim a fazer uma defesa para o lado. O lateral foi crucial no gol que decidiu a partida. Após uma grande jogada, ele deixou Everton Cebolinha em uma boa posição. O camisa 11 executou um movimento característico: puxou para o meio e disparou no ângulo! O placar agora era de 2 a 0, provocando festa entre os torcedores no Maracanã. Ainda houve tempo para Wesley brincar com os rivais, fazendo toques e gerando um princípio de confusão.

Escalações:

Flamengo: Rossi, Wesley, Danilo, Léo Pereira e Varela; Erick Pulgar, Evertton Araújo e Arrascaeta; Michael, Plata e Bruno Henrique. Técnico: Filipe Luís.

Publicado em colunadofla.com

Share this content: