Foi um casamento que não durou muito tempo, mas foi feliz. Aliados em Portugal, Jorge Jesus e Teófilo Gutierrez serão adversários na Libertadores. A relação da dupla, atualmente em Flamengo e Junior Barranquilla, respectivamente, é de amizade e gratidão: muito do sucesso do atacante se deve ao fato de o treinador ter pedido a sua contratação, bancado a permanência e colhido os frutos com um título marcante. 

A história começa em 2015, quando Jesus toma a corajosa decisão de assumir o Sporting, de Portugal. O treinador colocou em risco a idolatria construída no Benfica, onde é quem mais conquistou títulos. Pressionado após a decisão tomada, pediu por reforços e Téo Gutierrez, que atuava no River Plate, estava na lista.

— Sabia que o Sporting tinha dificuldades financeiras. Quando quis contratar o Teo Gutiérrez, [o presidente] Bruno de Carvalho disse que era muito difícil. Perguntei-lhe por que me contratou e ele disse ‘para fazer o que fizeste no Benfica: ‘vender jogadores e criar capacidade financeira. Pouco depois, o primeiro jogador contratado foi o Teo, por 3 milhões [de euros] — disse Jesus, ao ‘A Bola’, em 2018. 

Jesus também recebeu Hernán Barcos e Islam Slimani, que foi o artilheiro da temporada com 31 gols, mas foi Téo Gutierrez quem acabou sendo decisivo em uma partida marcante para o técnico: logo no início da temporada, um gol solitário do atacante — desviando o chute de Andre Carillo —  deu o título da Supercopa de Portugal ao Sporting, contra o Benfica.

— Gostei do desempenho de vários jogadores que deram uma resposta positiva e mostraram que posso contar com eles. Um foi Téo, que esteve bem e lutando contra os zagueiros. Com ele, vivemos o melhor momento da partida — exaltou Jorge Jesus.

Apesar do bom início, a temporada não seguiu como o esperado. Téo conviveu com lesões e problemas de relacionamento com o presidente Bruno de Carvalho, o que tornou o clima insustentável. Jorge Jesus ainda pediu pela permanência, mas o casamento terminou em novembro daquele ano. 

Téo Gutiérrez pediu para ser negociado com o Rosario Central, da Argentina, e assim foi feito. Jesus deixou claro que gostaria de contratar outro centroavante com as mesmas características do colombiano. Ele marcou 15 gols em 32 jogos pelo clube.

— Deixamos que Téo sair, como ele havia pedido. Foi um jogador muito importante para o Sporting, fez 15 gols. Queremos um atacante que substituia com outros 15. Queremos um jogador de acordo com as características do Téo, mesmo que não tenha um jogador igual. Estamos no mercado — disse Jesus, após a saída do atacante.

O reencontro acontece nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Metropolitano. Agora, como adversários.