Flamengo elimina Corinthians e avança à final da Copa do Brasil com um jogador a menos

Após triunfar por 1 a 0 no Maracanã, o Flamengo se dirigiu a São Paulo em busca da classificação para a final da Copa do Brasil. No palco da Neo Química Arena, o time carioca encontrou um Corinthians com um forte respaldo da torcida e uma situação de grande instabilidade. De fato, mesmo chegando a uma fase decisiva do mata-mata, a equipe paulista se encontra na zona de rebaixamento do Brasileirão.

O Flamengo iniciou a partida com domínio, porém a expulsão precoce de Bruno Henrique, aos 28 minutos do primeiro tempo, alterou o panorama do jogo. Mesmo assim, a equipe conseguiu manter o placar em 0 a 0 e, com a vantagem no placar agregado, garantiu sua vaga na final da Copa do Brasil. Na grande decisão, o Flamengo terá pela frente o Atlético-MG, em confrontos marcados para os dias 03 e 10 de novembro.

Inicialmente, o Corinthians entrou em campo buscando o resultado e não adotou sua tradicional postura defensiva. Contudo, o Flamengo não se acanhou diante disso. Apostando em jogadas pela ponta esquerda, com Bruno Henrique, a equipe carioca teve diversas investidas interrompidas por faltas. Em uma delas, o Rubro-Negro chegou a assustar seus adversários.

Aos 8 minutos, Arrascaeta cobrou uma falta na área, Alex Sandro desviou de cabeça e a bola balançou as redes. No entanto, o gol foi anulado devido a um impedimento do jogador de número 26. Essa decisão causou desagrado entre os torcedores do Flamengo, já que, mesmo com a intervenção do VAR, a linha que resultou no cancelamento do gol rubro-negro foi questionável. Aliás, é válido lembrar que, nos primeiros 90 minutos, houve uma situação semelhante, na qual um gol de Gabigol também foi invalidado.

O jogo seguiu equilibrado e aberto. Tanto que, aos 16 minutos, o Corinthians conseguiu uma boa investida. Após uma troca de passes na intermediária, Bidu arriscou um chute de longa distância. No entanto, o goleiro Rossi, bem posicionado, afastou sem grandes dificuldades.

O Flamengo voltou a incomodar o Corinthians em uma jogada de Bruno Henrique. Saindo da defesa, o jogador número 27 aproveitou a movimentação de Gabigol e Arrascaeta para enfrentar a defesa adversária. Com espaço, o atacante finalizou, mas a bola foi interceptada por André Ramalho.

Pouco tempo depois, Bruno Henrique se envolveu em outro lance crucial, porém de maneira negativa. Aos 28 minutos, o atacante cometeu uma falta dura em Matheuzinho e foi expulso diretamente. No mesmo instante, o técnico Filipe Luís retirou Gabigol e colocou Fabricio Bruno em campo.

Com a saída dos dois atacantes, o Flamengo perdeu presença ofensiva e posse de bola. Enquanto isso, o Corinthians ganhou mais espaço no campo de ataque e tranquilidade para controlar a partida sem pressão.

Apesar de ter a posse de bola, o Corinthians não demonstrou capacidade de criar oportunidades de gol. Por isso, a equipe paulista não exigiu grandes defesas do goleiro Rossi até o final do primeiro tempo. O destaque acabou sendo a quantidade de escanteios: cinco a favor do Corinthians e dois para o Flamengo.

No total, o primeiro tempo teve sete minutos de acréscimo, e o árbitro Anderson Daronco encerrou a etapa aos 52 minutos.

Para tentar aumentar a ofensividade, Filipe Luís fez mais uma alteração no intervalo. Ayrton Lucas entrou no lugar de Alex Sandro, visando explorar a velocidade do jogador para causar problemas nos contra-ataques.

Logo aos dois minutos da etapa complementar, o Corinthians chegou à área do Flamengo. Em um cruzamento pela esquerda, Yuri Alberto cabeceou bem, mas Léo Pereira fez um bom corte.

Alguns minutos depois, aos sete, Filipe Luís teve que fazer outra mudança. Isso porque, De La Cruz saiu lesionado e deu lugar a Carlos Alcaraz no meio-campo.

A primeira grande oportunidade de gol no segundo tempo veio dos pés de Yuri Alberto. Aos 15 minutos, o jogador recebeu um passe de Matheus Bidu, dominou e finalizou com força, porém Rossi fez uma excelente defesa.

Aos 27, a arbitragem irritou novamente os torcedores do Flamengo. Em um ataque rubro-negro, Rodrigo Garro cortou a bola com a mão dentro da área. Mesmo após a revisão do VAR, a penalidade não foi assinalada.

No final do jogo, aos 37, Filipe Luís fez sua última alteração: Arrascaeta deu lugar a Plata, devido ao cansaço. Vale ressaltar que o Flamengo não pôde utilizar todas as substituições permitidas, pois o técnico já havia usado seu limite de paralisações.

Aos 40, Gerson quase marcou um belo gol. Recebendo na entrada da área, o jogador driblou um adversário e finalizou com perigo, assustando o goleiro Hugo Souza.

No desfecho da partida, a torcida do Flamengo se tornou o 12º jogador. Silenciando os torcedores corintianos na Arena Corinthians, a atmosfera intimidadora ajudou a equipe carioca a manter a vantagem até o apito final, que ocorreu aos 51 minutos, após os seis minutos de acréscimo concedidos por Daronco.

Com a vitória no placar agregado, o Flamengo agora se prepara para enfrentar o Atlético-MG na grande final. O time de Minas Gerais, liderado por Hulk, eliminou o Vasco com um placar de 3 a 2. Os confrontos decisivos estão marcados para os dias 03 e 10 de novembro, com a ordem dos mandos a ser definida por sorteio da CBF.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS X FLAMENGO

Competição: Copa do Brasil, semifinal (volta)

Local: Estádio Neo Química Arena, São Paulo

Publicado em colunadofla.com

Share this content: