Com o Flamengo sempre lotando o Maracanã, os torcedores comuns enfrentam maiores dificuldades para adquirir ingressos. Isso ocorre porque as entradas são destinadas aos sócios-torcedores. Atualmente, o programa do Mengão, o ‘ ‘, conta com 80 mil rubro-negros. Apesar disso, o Mais Querido não lidera o ranking dos times brasileiros.
O Palmeiras está no topo da lista, com mais de 180 mil sócios-torcedores. No entanto, um fator que pode justificar essa diferença é o valor dos planos. O clube paulista oferece um pacote por apenas R$ 17,99 por mês, enquanto o preço mínimo para os adeptos do Flamengo é de R$ 61,00.
Ademais, no clube de Leila Pereira, existem pacotes que incluem o direito a ingressos. Já no Flamengo, os planos contribuem para a redução dos preços, mas não garantem a entrada dos torcedores. Situações semelhantes são vivenciadas pelos times posicionados abaixo do Palmeiras e acima do Fla, como Grêmio, Internacional e Atlético-MG.
Segundo o especialista em finanças do futebol, Rodrigo Capelo, os clubes buscam aprimorar os programas de sócio-torcedor para se adaptar às necessidades de cada um. Para isso, é essencial que cada agremiação esteja sempre atualizada e atenta aos dados dos que ‘consomem’ o clube.
— ‘*Cada torcida possui características específicas, e os times que compreendem isso conseguem se destacar. Alguns clubes optam por desenvolver novos planos ao perceberem mudanças no perfil de consumo do torcedor* ‘ — afirmou Rodrigo.
— ‘*Assim, com base nos dados, as agremiações precisam tomar decisões como aumentar ou reduzir determinadas modalidades, melhorar experiências ou até mesmo descontinuar produtos específicos. O acompanhamento do comportamento do torcedor deve ser constante para evitar quedas nas adesões* ‘ — acrescentou o especialista, ao GE.
Publicado em colunadofla.com
Share this content: