De todos os atletas que retornaram de empréstimo e que não serão aproveitados por Zé Ricardo, só o meia Jajá ainda não tem destino em 2017. Ele estava vinculado ao Avaí, mas não foi de interesse do clube catarinense renovar o compromisso.
Dos mais conhecidos, o Flamengo acertou o empréstimo de Luiz Antônio para a Chapecoense, de Paulinho para o Vitória, e de Léo para o Atlético-PR, além das transferências dos jovens Trindade e Douglas Baggio para o Ceará.
O departamento de futebol estima que o clube irá economizar cerca de R$ 12 milhões com estas transações. Ao todo, são 16 jogadores emprestados.
Em relação à chegada de reforços, as negociações seguem em curso. Sem dinheiro para contratar, o Flamengo mapeia com cautela os mercados do Brasil e da América do Sul.
A ideia é concretizar negociações que representem o menor custo possível para o Rubro-negro, e o clube admite que aguarda o surgimento de melhores oportunidades no mercado.
Com os insucessos nas negociações por Vitinho e Marinho, os nomes de Vargas, do Hoffenheim, Cecílio Dominguez, do Cerro Porteño, e de Orlando Berrío, do Atlético Nacional, são analisados no clube. Mas assim como ocorreu com Vitinho e Marinho, eles custam caro.
Share this content: