Flamengo finaliza 2024 com o menor desempenho ofensivo em seis anos; confira os dados

O Flamengo concluiu sua temporada no último domingo (08), após um empate de 2 a 2 com o Vitória, durante a 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. Embora tenha anotado dois gols, o que consagrou o Rubro-Negro como o melhor ataque da competição, o Mengão finalizou 2024 com o pior desempenho ofensivo dos últimos seis anos.

Na temporada de 2024, o Flamengo participou de 75 partidas, totalizando 117 gols, incluindo os amistosos da pré-temporada realizados nos Estados Unidos. Apesar de uma média de 1,56 gols por jogo, esse número caracteriza esta temporada como a menos produtiva em termos ofensivos do Mengão desde 2018. Naquela ocasião, o Mais Querido havia balançado as redes 94 vezes em 67 jogos.

Entretanto, apesar do desempenho geral aquém do esperado, o Flamengo terminou o Campeonato Brasileiro de 2024 com o melhor ataque da competição, contabilizando 61 gols. Logo atrás, estão Palmeiras e Botafogo, com 60 e 59 gols, respectivamente. Ademais, é importante ressaltar que o Mais Querido finalizou o campeonato na terceira posição, somando 70 pontos, a nove do campeão, que é o rival carioca.

Um dos fatores que contribuíram para a dificuldade do Flamengo em marcar gols em 2024 foi a ausência de Pedro. O artilheiro do Mengão sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo enquanto estava à disposição da Seleção Brasileira. Além disso, a lesão ocorreu no início de setembro, e a expectativa é de que o atacante retorne aos campos entre maio e junho de 2025. Até o momento da contusão, o jogador havia marcado 30 gols em 43 jogos.

Após encerrar a temporada, o elenco do Flamengo deu início a um período de férias de 30 dias. O Mais Querido se reapresentará em 08 de janeiro, no CT Ninho do Urubu, e dois dias depois viajará para os Estados Unidos, onde realizará sua pré-temporada. Ademais, os Crias do Ninho serão responsáveis pelas primeiras rodadas do Campeonato Carioca.

Publicado em colunadofla.com

Share this content: