Flamengo pode aproveitar janelas de transferências de países como Rússia e Arábia Saudita para negociar saídas de jogadores
A janela de transferências do futebol brasileiro e europeu se encerra nesta terça-feira (02). Em virtude disso, o Flamengo finalizou o período com quatro novas contratações. No entanto, o clube ainda não descarta a possibilidade de negociar algumas saídas do elenco rubro-negro.
Até o presente momento, o Flamengo já negociou a saída de sete jogadores do seu plantel. Dentre eles, cinco pertenciam ao time principal e as outras duas eram provenientes das categorias de base. É relevante mencionar que o Zenit (RUS) efetuou o pagamento da multa rescisória de Gerson, o que eliminou a necessidade de fazer uma proposta ao Flamengo.
Com o fechamento da janela brasileira, é importante ressaltar que o Flamengo não pode mais contratar novos jogadores. Entretanto, o Rubro-Negro ainda possui a possibilidade de realizar negociações com atletas para o exterior. Isso se deve ao fato de que, embora as janelas das principais ligas europeias estejam encerradas, ainda existem outras oportunidades para transferências.
Atualmente, três jogadores ainda estão na iminência de deixar o Flamengo. Por exemplo, Michael perdeu espaço sob o comando de Filipe Luís. O jogador, que veste a camisa 30, ficou quase dois meses sem ser convocado, mas fez seu retorno ao banco de reservas durante a partida contra o Grêmio, no domingo (31). Desde o início da janela, o Flamengo já demonstrava interesse em negociar o atleta, que não foi utilizado na partida da 22ª rodada do Brasileirão.
Juninho é outro jogador que também perdeu espaço na lista de convocados por Filipe Luís. Inicialmente, o Flamengo rejeitou duas propostas de empréstimo pelo atacante. A intenção, a princípio, era elaborar um planejamento especial para recuperar o atleta e oferecer a ele mais oportunidades. Contudo, o jogador que usa a camisa 23 ficou de fora das últimas seis partidas do Flamengo (Mirassol, Internacional (três vezes), Vitória e Grêmio).
Por fim, Everton Cebolinha é mais um que pode deixar o Flamengo. O atleta perdeu espaço na equipe de Filipe Luís, principalmente após a contratação de Samuel Lino. Como resultado, o jogador que veste a camisa 11 teve apenas um minuto de jogo nos últimos quatro confrontos do Mais Querido.
Apesar de terem visto seu espaço reduzido no Flamengo, Juninho e Everton Cebolinha devem continuar no clube na tentativa de se reerguer. Vale lembrar que o camisa 23 possui contrato com o Mais Querido até o final de dezembro de 2028, enquanto o titular da camisa 11 tem vínculo com o Flamengo até meados de 2026.
Em síntese, o Flamengo dispõe de aproximadamente dez dias para tentar negociar os jogadores que estão em baixa com o técnico Filipe Luís. Isso se deve ao fato de que, até o momento, as janelas da Ucrânia, Croácia, Arábia Saudita, Rússia, Grécia e México permanecem abertas.
É necessário destacar que o Flamengo concluiu a janela de transferências do meio deste ano com quatro contratações significativas. Os novos reforços são: Samuel Lino (Atlético de Madrid-ESP), Emerson Royal (Milan-ITA), Jorge Carrascal (Dínamo Moscou-RUS) e Saúl Ñíguez (Atlético de Madrid).
Publicado em colunadofla.com