O Flamengo avançou em sua agenda de sustentabilidade ao consolidar a parceria com o projeto ‘Óleo no Ponto’. A iniciativa tem como objetivo educar e contribuir com a reciclagem, reutilizando óleo de cozinha na comunidade da Rocinha, localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro, para a fabricação de produtos de limpeza, tais como sabão, detergente e amaciante.
Sob a supervisão do departamento de responsabilidade social do Flamengo, a ação consiste na coleta de óleo de cozinha usado nos refeitórios e restaurantes do clube, que é posteriormente doado para o projeto. Além de auxiliar na obtenção do material utilizado internamente, o Rubro-Negro também atua como ponto de coleta. Dessa forma, sócios, atletas e colaboradores podem contribuir com essa parceria.
Segundo Ricardo Campelo, vice-presidente de responsabilidade social do Flamengo, o clube conseguiu coletar aproximadamente 300 litros de óleo de cozinha em três meses de parceria. Com isso, a produção de sabão, detergente, amaciante e outros produtos de limpeza pelo ‘Óleo no Ponto’ foi ampliada no projeto.
— *O ‘Óleo no Ponto’ é uma parceria extremamente relevante para nós, inserida em nossa agenda de sustentabilidade. Estabelecemos essa colaboração não apenas com o propósito de coletar óleo e preservar o meio ambiente, mas também de promover educação nesse campo. Em apenas três meses de parceria, já coletamos 300 litros de óleo. Essa quantidade significativa já teve um impacto positivo no meio ambiente* — afirmou Campelo, em entrevista à FlaTV.
— *Por meio dessa parceria, evitamos a contaminação dos oceanos. Vale ressaltar que 1 litro de óleo despejado na pia tem o potencial de contaminar até 25 mil litros de água no oceano. Portanto, essa parceria tem um viés de conservação, além de abordar questões ambientais. O Flamengo também atua como ponto de coleta para receber óleo de cozinha usado de atletas, sócios e colaboradores* — explicou Camila Nascimento, gerente de responsabilidade social do Flamengo.
O Flamengo firmou parceria com o ‘Óleo no Ponto’, um projeto de reciclagem de óleo de cozinha na comunidade da Rocinha, para a produção de produtos de limpeza reciclados.
A consolidação da parceria com o ‘Óleo no Ponto’ ocorreu logo após o Flamengo realizar a ação ‘Volta às Aulas, Nação!’, no Instituto Viradouro, em Niterói, Rio de Janeiro. Em fevereiro, o clube distribuiu 250 kits de material escolar para crianças e adolescentes vinculados à instituição.
Publicado em colunadofla.com
Share this content: