O desejo de conquistar o bicampeonato está mais latente do que nunca! No último sábado (13), o Flamengo triunfou sobre o Halcones de Xalapa (MEX) e garantiu sua vaga na final da Champions League América de Basquete. O time rubro-negro venceu por 90 a 87 e agora aguarda o vencedor do confronto entre Quimsa (ARG) e Hebraica Macabi (URU), que se enfrentarão ainda hoje, às 22h15 (horário de Brasília). A grande decisão está marcada para o domingo (14), também às 22h15.
O jogo começou com ares de facilidade, após um primeiro tempo impecável por parte do Flamengo. No entanto, a equipe voltou para o segundo tempo de forma desfavorável e foi surpreendida pelo Halcones no terceiro quarto. O equilíbrio se manteve até o final da partida, com a decisão sendo tomada nos momentos derradeiros da disputa.
Realizado no Estádio Ciudad, em Santiago del Estero, na Argentina, o Flamengo iniciou a partida de modo avassalador. Logo no primeiro quarto, o Mengão abriu uma vantagem de dez pontos (21 a 11). No segundo quarto, a equipe rubro-negra continuou sua performance brilhante (26 a 19). Dessa forma, o Orgulho da Nação foi para o intervalo com uma vantagem de 17 pontos.
Entretanto, o jogo tomou um rumo completamente diferente após o retorno das equipes para o segundo tempo. O Halcones de Xalapa conseguiu anular a vantagem do Flamengo no terceiro quarto e empatou o placar, 59 a 59. Já no quarto período, os mexicanos surpreenderam com uma vantagem de incríveis 29 a 12.
O último quarto começou com a mesma intensidade do anterior, com o Halcones dominando e abrindo uma vantagem de 64 a 59. No entanto, o Flamengo empatou rapidamente, resultando em uma troca de pontos acirrada. A cinco minutos do fim, as equipes estavam empatadas em 72 pontos.
A partir desse momento, o Flamengo intensificou sua defesa e explorou os contra-ataques, com destaque para a excelente atuação de Gui Deodato nos arremessos e as assistências precisas de Franco Balbi. Marcelinho Machado, ídolo rubro-negro, durante a transmissão do SporTV, elegeu Balbi como o destaque do jogo. Com isso, o Mais Querido fechou o último quarto com uma vantagem de 31 a 28.
A final da Champions League de Basquete está agendada para este domingo (14), mais uma vez no Estádio Ciudad, em Santiago del Estero, na Argentina, com início às 22h15 (horário de Brasília). Os times derrotados disputarão o terceiro lugar no mesmo dia, às 19h10 (horário de Brasília).
Desde a temporada 2019-2020, o principal torneio de basquete do continente passou a se chamar Champions League das Américas. O Flamengo conquistou o título na edição seguinte, vencendo o Real Estelí, da Nicarágua. Anteriormente, o Rubro-Negro havia sido campeão da competição na versão anterior, a Liga das Américas, em 2014, contra o Pinheiros. Em ambas as ocasiões, o Orgulho da Nação também sagrou-se campeão mundial de clubes.
Publicado em colunadofla.com
Share this content: