Flamengo mantém alto índice de aproveitamento em estreias na Libertadores nos últimos 5 anos

O Flamengo foi informado sobre os adversários da fase de grupos no decorrer da segunda-feira (18). Millonarios (COL), Bolívar (BOL) e Palestino (CHI) foram designados como os oponentes do Rubro-Negro na primeira etapa da Libertadores. A estreia do Mais Querido está programada para abril, e o Clube da Gávea possui um índice de aproveitamento de 80% nos confrontos iniciais levando em consideração os últimos cinco anos.

Desde 2019, o Flamengo participou de todas as edições da Libertadores e saiu vitorioso em quatro das cinco estreias. A primeira delas foi diante do San Jose (BOL), com uma vitória de 1 a 0, sob o comando técnico de Abel Braga. No ano seguinte, o Mais Querido triunfou sobre o Júnior Barranquilla (COL) por 2 a 1, com Jorge Jesus como treinador.

Em 2021, o Flamengo escreveu seu nome na história da Libertadores. Isso porque, o Mais Querido superou o Velez Sarsfield (ARG) por 3 a 2, de virada, em solo argentino, enfrentando a resistência dos argentinos. Já em 2022, o Rubro-Negro venceu o Sporting Cristal (CHI) por 2 a 0, dando início à jornada rumo ao terceiro título do torneio.

No entanto, sob a liderança de Vítor Pereira, o Flamengo sofreu uma derrota em sua estreia na Libertadores. Mesmo saindo na frente contra o Aucas (EQU), o Mais Querido acabou cedendo a virada no segundo tempo, iniciando a competição com um revés em 2023. O treinador português, inclusive, não conseguiu concluir o torneio à frente do Clube da Gávea.

Atualmente, o foco do Flamengo está voltado para o confronto contra o Millonarios. A partida está marcada para o dia 03 de abril, na Colômbia, coincidindo com as finais do Campeonato Carioca. A expectativa é que o Rubro-Negro entre em campo com sua formação mais forte, uma vez que a conquista da Libertadores é um dos grandes objetivos do Mais Querido nesta temporada.

Publicado em colunadofla.com

Share this content: