Na última sexta-feira (22), o Flamengo revelou um novo projeto para o seu estádio. Durante a apresentação, o clube, conhecido como Mais Querido, compartilhou detalhes sobre como pretende criar um ambiente intimidador na arena, aproximando os torcedores do campo de jogo e valorizando a acústica.
Com o objetivo de estabelecer um ‘domínio em casa’, a proposta do Flamengo e da empresa Arena Events + Venue, responsável pelo projeto, visa motivar os torcedores rubro-negros e intimidar os adversários. Dessa maneira, o clube busca conectar a Nação ao jogo, tanto de forma física quanto sonora.
O projeto contempla arquibancadas localizadas a aproximadamente sete metros das linhas laterais e de fundo do campo. Entretanto, a menor distância entre um assento e o campo de jogo é de 6,81 metros. Assim, o Flamengo se esforça para aproximar os torcedores da partida, proporcionando à Nação a oportunidade de exercer ainda mais influência durante os confrontos.
O novo estádio do Flamengo também tem como meta valorizar o canto da sua própria torcida. O projeto prevê uma melhoria na acústica nos setores destinados ao time mandante, em contrapartida a uma redução na acústica do setor visitante. Esse fenômeno ocorre devido a diferenças nas estruturas dos lados mencionados.
Por exemplo, se as torcidas do Flamengo e do time visitante cantarem em um volume semelhante, entre 100 e 105 decibéis, o som da Nação Rubro-Negra será percebido no campo com uma intensidade de 80 a 85 decibéis. Em contrapartida, o som da torcida visitante alcançará o gramado com um volume entre 67 e 72 decibéis.
A capacidade do estádio do Flamengo será de exatamente 77.293 lugares. Dessa forma, 24 mil pessoas poderão ser acomodadas em dois setores populares: Norte e Sul, localizados atrás dos gols. É importante destacar que o setor visitante ficará no lado sul, e haverá flexibilidade para ajustar o espaço destinado aos torcedores adversários conforme a demanda da partida.
Para a construção do estádio, o Flamengo estima um investimento total de R$ 1,93 bilhão. Por outro lado, a diretoria do clube enfatiza que esse valor é uma estimativa com base em um estudo inicial. Assim, o Rubro-Negro espera iniciar as obras no primeiro semestre de 2026 e inaugurar a nova casa em 15 de novembro de 2029.
Publicado em colunadofla.com
Share this content: