O Flamengo, além de garantir sua vaga na final do Campeonato Carioca, tem a oportunidade de estabelecer um recorde negativo na história do Fluminense. O time comandado por Fernando Diniz está há 12 jogos sem vencer clássicos, podendo igualar a marca de 13 confrontos contra seus três maiores rivais com empates ou derrotas, algo que já ocorreu duas vezes, nos anos 60 e 90.
Na sequência atual, foram seis confrontos contra o Flamengo, com três vitórias para o rubro-negro e o mesmo número de empates, espalhados entre Campeonato Carioca, Brasileirão e Copa do Brasil. Além disso, o Botafogo saiu vitorioso em três ocasiões, enquanto o Vasco triunfou duas vezes e houve um empate.
— *É uma marca que incomoda todo mundo, uma marca negativa, a gente está tentando sair dela. Os clássicos que a gente não ganhou a maioria a gente mereceu não ganhar mesmo. A gente tem jogado mal a maioria dos clássicos, por isso não conseguimos vencer. A gente tem que jogar bem, marcar bem para aumentar nossa chance de vencer* — afirmou Fernando Diniz.
O Fluminense já ficou 13 clássicos sem vencer em duas ocasiões. A primeira foi entre os anos de 1961 e 1962. O recorde foi repetido em 1995 e 1996. Atualmente, a marca de 12 jogos sem vitória já se repetiu duas vezes, em 2011/2012 e 2012/2013. Portanto, se o Flamengo conseguir manter a invencibilidade nesta temporada, o rival terá sua maior sequência de insucessos.
Flamengo e Fluminense se enfrentarão na segunda semifinal do Campeonato Carioca no sábado (16), a partir das 21h (horário de Brasília), no Maracanã. Com a vitória por 2 a 0 no primeiro confronto, o Rubro-Negro poderá sofrer até dois gols de diferença e ainda assim garantir sua vaga na final. A equipe de Tite possui a vantagem por ter obtido melhor campanha na fase de classificação, a Taça Guanabara.
Publicado em colunadofla.com
Share this content: