Rubro-Negro deve ficar com calendário vazio entre semifinais e possíveis finais do Carioca
O Flamengo tem um compromisso protocolar no sábado (12), contra o Bangu, pela 11ª e última rodada da Taça Guanabara. Isso porque, o Rubro-Negro já está classificado às semifinais do Campeonato Carioca e, além disso, a segunda posição do turno também está assegurada. Porém, o Fla fica atento ao calendário, e Paulo Sousa pode ter quase duas semanas livres para trabalhar a equipe em março.
A FERJ divulgou as datas das semifinais do Campeonato Carioca e, no site da federação, tem a previsão de quando serão as finais da competição. Pela volta da semi, o Flamengo pode entrar em campo no dia 19 de março (sábado) e, pela ida da final, a previsão é que seja no dia 31 deste mês (quinta-feira), ou seja, 12 dias de um confronto para o outro.
Neste meio tempo, o Flamengo não terá compromissos, pois será Data-Fifa. Ou seja, as Seleções Brasileira, Uruguaia e Chilena entram em campo, e o Rubro-Negro deve sofrer com quatro a cinco desfalques (Everton Ribeiro, Gabigol, Pedro, De Arrascaeta e Maurício Isla). Sendo assim, as ausências não seriam dores de cabeça para as fases finais do Estadual.
Importante frisar é que a previsão de 12 dias é desde que os jogos sejam realizados nos dias 19 e 31 de março. Existe a possibilidade, contudo, de o Flamengo atuar em 20 e 30 deste mês, pelo segundo jogo da semifinal e pela ida da finalíssima, respectivamente.
Os jogos das Seleções, nos dias 24 e 29 de março, devem interferir nas datas da semifinal e da final do Campeonato Carioca. Isso porque, se o Flamengo se classificar à decisão, a FERJ tem a missão de colocar o confronto de ida em um dia no qual o Rubro-Negro não sofra com as ausências dos selecionáveis.
Se a previsão das partidas semifinais do Flamengo são 16 ou 17 (quarta ou quinta-feira) e 19 ou 20 de março (sábado ou domingo), os do Fluminense o período é maior. As datas dos confrontos do Tricolor, ida e volta das semis, são 19 ou 20 (sábado ou domingo) e 26 ou 27 deste mês (sábado ou domingo).
Vale citar, contudo, que, se o Flamengo for eliminado na semifinal do Campeonato Carioca, o período de inatividade pode aumentar para 22 dias. Afinal, a segunda e decisiva partida da semifinal deve acontecer dia 19 de março e, depois disso, entraria em campo novamente apenas na estreia da equipe no Campeonato Brasileiro, contra o Atlético-GO, em 10 de abril.
Voltando ao Estadual, embora o Fluminense já seja o campeão do turno e o Flamengo o segundo colocado, a terceira e a quarta posição ainda não estão definidas. Vasco da Gama e Botafogo também estão classificados, mas ambos somam 19 pontos e podem, na última rodada da Taça Guanabara, mudar de posição – atualmente, o Alvinegro é o terceiro e o Cruzmaltino o quarto.
Como dito, Bangu x Flamengo é protocolar, pois não muda a posição do Mengão na tabela de classificação. Entretanto, o confronto é importante, pois o Rubro-Negro quer aproveitar essa partida para realizar os últimos testes na equipe. O embate terá início às 19h30 (horário de Brasília) de sábado (12), no Maracanã.
Share this content: