Flamengo pode jogar em casa nas quartas e semifinais da Libertadores; descubra como

Após terminar em segundo lugar na fase de grupos da Libertadores, o Flamengo disputará a partida decisiva das oitavas de final contra o Internacional fora de seus domínios. Entretanto, existe a possibilidade de o Mengão atuar como mandante no confronto de volta, nas quartas de final e na semifinal, desde que consiga eliminar os gaúchos. Afinal, Cerro Porteño (PAR) e Fortaleza se encontram no caminho do Rubro-Negro até a final, sendo que suas campanhas são inferiores à do time comandado por Filipe Luís.

De acordo com o desempenho das 16 equipes na fase inicial, a Conmebol elabora um ranking que classifica os times de primeiro a oitavo para aqueles que se destacaram no topo da tabela, e de nono a 16 para os que ficaram em segundo, com base na pontuação obtida por cada um. Nos confrontos das oitavas de final, todos os líderes de grupo realizam o jogo de volta como mandantes. Mas como será nas quartas de final?

Na fase seguinte, o ranking é utilizado como critério para determinar quem jogará o segundo jogo em casa. Portanto, se o Flamengo eliminar o Internacional, enfrentará o vencedor do duelo entre Estudiantes e Cerro Porteño. No caso de um confronto contra os argentinos, que ocupam a quinta posição, o embate decisivo ocorrerá na Argentina. Por outro lado, caso enfrente os paraguaios, que estão em 16º lugar, o Rubro-Negro disputará a vaga no Maracanã, visto que a equipe de Filipe Luís ocupa a 11ª posição.

Se avançar para a semifinal, o Flamengo terá pela frente um desses quatro times: Fortaleza, Vélez, Racing e Peñarol. Contudo, apenas a equipe brasileira está posicionada atrás do Rubro-Negro no ranking, o que significa que o segundo jogo contra os cearenses seria realizado no Maracanã. Por outro lado, uma possível semifinal contra argentinos ou uruguaios será decidida em um país vizinho.

Para a grande final, o ranking da Libertadores não exerce influência. A decisão será em jogo único e já possui sede definida: Lima, no Peru. A partida está marcada para o dia 29 de novembro. O Flamengo busca repetir o feito de 2019, quando conquistou o título na cidade contra o River Plate (ARG), com um placar de 2 a 1.

Publicado em colunadofla.com

Share this content: