Além da realização da Copa América entre os meses de junho e julho de 2024, está confirmada a realização da Data FIFA em setembro e outubro, para os jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
O Uruguai optou por convocar quatro jogadores do Flamengo para a Copa América, que será realizada nos Estados Unidos. Por sua vez, o Chile convocou o volante Erick Pulgar. Com essa decisão, o Rubro-Negro corre o risco de enfrentar até 11 partidas do Campeonato Brasileiro desfalcado de seus jogadores convocados.
A participação dos jogadores do Flamengo dependerá do desempenho do Uruguai e do Chile no torneio. Caso ambas as seleções avancem para a semifinal da Copa América, os jogadores convocados estarão ausentes em nove jogos do time carioca. Os confrontos afetados serão contra: Grêmio, Athletico-PR, Bahia, Fluminense, Juventude, Cruzeiro, Atlético-MG, Cuiabá e Fortaleza.
Além disso, visando não prejudicar o calendário da Série A do Campeonato Brasileiro, a CBF planeja utilizar as Datas FIFA de setembro e outubro, que também servirão como preparação para a Copa do Mundo de 2026, para a realização dos jogos adiados devido às enchentes no Rio Grande do Sul. Assim, o Flamengo poderá enfrentar o Atlético-MG durante uma dessas datas.
Por fim, caso o Internacional avance para os playoffs da Sul-Americana, é provável que tenha que enfrentar o Flamengo também durante a Data FIFA no segundo semestre de 2024. Com isso, o número de jogos que o Rubro-Negro disputará desfalcado pode chegar a 11, dependendo dos próximos desdobramentos.
Inicialmente, o Flamengo tinha planejado o retorno dos jogadores ‘selecionáveis’ para a partida contra o Grêmio, marcada para o dia 13 de junho, no Maracanã. O clube inclusive já havia organizado o fretamento de um avião para buscar os atletas. No entanto, devido à falta de acordo com as seleções do Uruguai e do Chile, o Flamengo entrará em campo desfalcado na primeira partida sem os jogadores convocados.
Publicado em colunadofla.com
Share this content: