Vitória, espetáculo e recorde. A vitória do Flamengo sobre o Chelsea (ING) representa o maior triunfo de uma equipe brasileira contra um time europeu desde o ano 2000, ou seja, é o resultado mais significativo do século, iniciado em 2001. Nesse período, foram 21 partidas oficiais, sem que o Brasil obtivesse resultados positivos com uma diferença de dois gols.
Dos 21 confrontos realizados contra europeus, as equipes brasileiras triunfaram em apenas quatro ocasiões: São Paulo x Liverpool-ING (2005), Internacional x Barcelona-ESP (2006), Corinthians x Chelsea-ING (2012) e Paris Saint-Germain-FRA x Botafogo (2025). Todas essas partidas terminaram com o placar de 1 a 0.
A mais recente vitória de um time brasileiro sobre um europeu com uma diferença de dois gols apresenta curiosas semelhanças com o triunfo do Flamengo nesta sexta-feira (20). De fato, o confronto envolveu um clube carioca e um inglês, com o time do Rio de Janeiro também conquistando a vitória por 3 a 1, em um embate válido pela segunda rodada do Mundial. Naquela ocasião, no Maracanã, o Vasco derrotou o Manchester United (ING) pelo mesmo placar.
Além do feito já mencionado, a vitória do Flamengo representa outro marco importante: pela primeira vez, uma equipe brasileira conseguiu reverter uma situação de desvantagem contra um time europeu em um Mundial organizado pela FIFA. Considerando os torneios intercontinentais, de 1960 a 2004, este é o terceiro caso, após Santos 4×2 Milan-ITA (1963) e São Paulo 2×1 Barcelona-ESP (1992).
Classificado para as oitavas de final do Mundial de Clubes, o Flamengo aguarda a definição do segundo colocado do Grupo C, que possui 66% de probabilidades de ser uma equipe europeia, já que Bayern de Munique (ALE), Benfica (POR) e Boca Juniors (ARG) estão na disputa por essa vaga. O mata-mata ocorrerá no dia 29 de junho, em Miami.
Publicado em colunadofla.com
Share this content: