Esportes

Flamengo recebe auxílio da comissão técnica para criar cartilha de ‘sobrevivência’ em jogos da Libertadores na altitude

Tricampeão da América, o Flamengo está se preparando para mais uma disputa pela Glória Eterna. Logo na fase de grupos da Libertadores, o Mengão terá dois desafios em locais de alta altitude, enfrentando o Millonarios (COL) e o Bolívar (BOL). Com o objetivo de minimizar os impactos de jogar acima do nível do mar, a equipe técnica liderada por Tite está tomando medidas para contornar possíveis problemas.

Enfrentando o Bolívar, em La Paz, o Flamengo terá que lidar com os 3.600 metros de altitude. Já em Bogotá, onde o Millonarios joga, a altitude é de 2.600 metros. No entanto, para Fábio Mahseredjian, responsável pela preparação física do Mengão, a reação dos jogadores à altitude varia de forma muito individual: ‘Tem atletas que sofrem mais, outros sofrem menos. Esses sintomas decorrem da exposição à altitude e variam de pessoa para pessoa’, afirmou em entrevista ao GE.

Apesar do desafio evidente que o Flamengo terá pela frente na Libertadores, a equipe técnica de Tite está se adiantando para minimizar os efeitos da altitude nos jogadores. Para o confronto em Bogotá contra o Millonarios, Mahseredjian acredita que chegar um dia antes pode ser suficiente: ‘Ah, dá para chegar um dia antes. Normalmente costumamos ir um dia antes para treinar lá. Treinar um dia antes já é o suficiente. Já estive em Bogotá inúmeras vezes. Se não mencionar para o jogador, ele nem percebe que está em altitude’, afirmou.

Por outro lado, adaptar-se e reduzir os problemas causados pela altitude de 3.600 metros em La Paz exigem medidas especiais. Por isso, a delegação rubro-negra planeja ajustar a logística para viajar horas antes do jogo, visando minimizar as reações adversas: ‘Os sintomas agudos dessa exposição começam a surgir seis horas após a exposição. Por isso, provavelmente iremos viajar na hora do jogo. Estamos discutindo para encontrar a melhor solução e viabilizar essa logística’, afirmou em entrevista à FlaTV.

Na primeira rodada do grupo E da Libertadores, o Flamengo enfrenta o Millonarios no dia 2 de abril, às 19h (horário de Brasília). A partida será no El Campín, em Bogotá, Colômbia. Já em La Paz, Bolívia, o Mengão encara o Bolívar na terceira rodada da competição no dia 24 do mesmo mês, às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Hernando Siles.

Publicado em colunadofla.com

Share this content:

Redação Flamengo RJ

Recent Posts

Bap rejeita a nomeação de Zico para a diretoria do Flamengo: ‘Pode prejudicar a imagem’

As eleições para a presidência do Flamengo continuam a provocar agitações nos bastidores do clube.…

4 minutos ago

Fluminense e Fortaleza se enfrentam na 34ª rodada do Brasileirão nesta sexta-feira

A 34ª rodada do Campeonato Brasileiro teve início na quarta-feira (20), com a realização de…

25 minutos ago

Notícias do Flamengo: apresentação do estádio, retorno de Gabigol e declaração de Filipe Luís

Além dos preparativos para o próximo compromisso, o programa 'Live Redação' abordará a divulgação do…

50 minutos ago

Jornalista revela críticas de Jorge Jesus a Filipe Luís após a final da Libertadores de 2019

Após cinco anos desde a conquista histórica do Flamengo na Libertadores de 2019, as imagens…

1 hora ago

Flamengo se reapresenta nesta sexta para se preparar para o Fortaleza

Na última quarta-feira (20), o Flamengo obteve uma vitória de virada contra o Cuiabá, com…

2 horas ago

Filipe Luís contribui com 33% dos gols do Flamengo sob o comando do técnico vindo do banco de reservas

Após a vitória do Flamengo sobre o Cuiabá, por 2 a 1, o ídolo do…

3 horas ago

This website uses cookies.