O Flamengo passou dias complicados nas últimas semanas. A eliminação para o Botafogo no Campeonato Carioca gerou a demissão do técnico Paulo César Carpegiani e de boa parte do departamento de futebol. A cobrança está muito grande e os jogadores sabem da necessidade de reagirem rapidamente. É neste cenário que o time estreia no Campeonato Brasileiro neste sábado, às 19 horas (de Brasília), contra o Vitória, no Estádio Barradão, em Salvador (BA).
O Vitória também não vive o ano dos sonhos. Perdeu a final do Campeonato Baiano para o rival Bahia e no meio de semana foi superado por 2 a 1 pelo Internacional em jogo válido pela Copa do Brasil. Porém, está longe de precisar recomeçar tanto quanto o time do Flamengo, que sequer conseguiu ainda anunciar seu treinador para a sequência da temporada. Maurício Barbieri, interinamente na função, dirige a equipe neste sábado.
Os jogadores flamenguistas, por sua vez, entendem que o treinador é confiável e capaz e se mostram otimistas.
“Nosso pensamento é o de começar com o resultado positivo. O treinador trabalhou muito com a gente ao longo dos últimos dias e mostrou o que precisamos fazer. Estamos confiantes e otimistas, mesmo respeitando o Vitória”, disse o meia Lucas Paquetá.
Apesar de também estar disputando a Copa Libertadores, principal objetivo na temporada, o Flamengo prefere manter o foco no Brasileirão para não ser surpreendido. O pensamento do elenco está no rival baiano.
“Nesse tempo que tivemos para trabalhar, o professor Barbieri acrescentou algumas coisas que ele já tinha a visão por estar conosco. Estamos aprendendo e nos preparando para o Brasileiro. As semanas serviram de preparação. Primeiro, pensamos no Vitória, que é um jogo muito importante, e vamos deixar para estudar o adversário da Libertadores na semana da Libertadores”, disse o artilheiro Henrique Dourado.
Em termos de escalação, o Flamengo tem mudanças em relação ao amistoso do fim de semana passado contra o Atlético-GO, vencido por 3 a 1. Durante a semana, Barbieri barrou o lateral direito Rodinei e o meia Everton Ribeiro. Pará assumiu a lateral e Willian Arão ganhou uma oportunidade no meio-campo, deixando nítido que o treinador está preocupado com a proteção ao setor defensivo. Entretanto, o meia Everton não joga, pois está em negociações para se transferir para o São Paulo. Com isso, Everton Ribeiro, que sairia do time, será mantido entre os titulares.
Outra modificação, mas esta já esperada, era o retorno do goleiro Diego Alves, poupado do amistoso em Goiás por conta de dores nas costas. Ele reapareceu no lugar de César. O zagueiro reserva Rhodolfo fica fora por conta de dores na panturrilha direita. O defensor, porém, também está suspenso, assim como o atacante Felipe Vizeu, por conta da briga entre ambos na vitória de 3 a 0 sobre o Corinthians na edição passada.
Pelo lado do Vitória, o técnico Vágner Mancini sabe que vai enfrentar um dos elencos mais qualificados deste Campeonato Brasileiro e por isso fez algumas exigências aos seus comandados na luta pelo triunfo.
“Nós precisamos entender que será um jogo complicado, com o Flamengo tendo mais opções no elenco. Vamos precisar equilibrar as coisas taticamente e com muita entrega em campo, lutando ao longo dos 90 minutos”, disse Mancini.
Sobre o time, o ataque é o principal problema, com três jogadores vetados. Neilton, com lesão na posterior da coxa esquerda, Luan, com edema pós-traumático acentuado na coxa esquerda, e André Lima, com lesão no pé direito, ficam fora. Dessa maneira, o setor será preenchido por Rhayner e Denílson. Outro que segue vetado é o volante Fillipe Soutto, com uma lesão no joelho direito. Uillian Correia e Willian Farias ficarão na proteção aos zagueiros.
FICHA TÉCNICA
VITÓRIA X FLAMENGO
Local: Estádio Barradão, em Salvador (BA)
Data: 14 de abril de 2018 (Sábado)
Horário: 19h(de Brasília)
Árbitro: Wagner Reway (Fifa-MT)
Assistentes: Fabio Rodrigo Rubinho e Marcelo Grando (ambos do MT)
VITÓRIA: Caíque, Rodrigo Andrade, Kanu, Ramon e Pedro Botelho; Uillian Correia, Willian Farias, Yago e Alexander Baumjohann; Rhayner e Denílson
Técnico: Vágner Mancini
FLAMENGO: Diego Alves, Pará, Juan, Réver e René; Gustavo Cuéllar, Willian Arão, Lucas Paquetá, Diego e Everton Ribeiro; Henrique Dourado
Técnico: Maurício Barbieri
Share this content: