Flamengo  RJ
menu
search

Flamengo se classifica às oitavas da Libertadores pelo quinto ano seguido; veja retrospecto

18 de maio de 2022 às 16:44h
Flamengo se classifica às oitavas da Libertadores pelo quinto ano seguido; veja retrospecto

Time de Paulo Sousa atropelou a Universidad Católica (CHI) e garantiu vaga no mata-mata com uma rodada de antecedência

Por: Jonas Coelho 

O Flamengo venceu a Universidad Católica por 3 a 0 na última terça-feira (17), no Maracanã, e garantiu classificação antecipada às oitavas de final da Copa Libertadores. Este é o quinto ano seguido que o Rubro-Negro chega ao mata-mata da principal competição da América do Sul – recorde na história do Clube da Gávea. 

Desde 2018, o Flamengo sempre passa da fase de grupos da da Libertadores. Naquele ano, acabou eliminado pelo Cruzeiro logo nas oitavas, assim como em 2020, quando caiu para o Racing (ARG) nesta etapa. No ano de 2019, o Mengo se sagrou campeão e, em 2021, acabou vice para o Palmeiras. 

Antes deste período histórico, vale lembrar, o Flamengo colecionava vexames na fase de grupos da Libertadores. Nas participações seguidas nos anos de 2012, 2014 e 2017, o Rubro-Negro ficou apenas em terceiro nas chaves e não conseguiu avançar às oitavas de final. 

Agora, em momento diferente, sobretudo mais saudável financeiramente, o Flamengo se mantém como um dos favoritos ao título da Libertadores a cada ano. E a fase de grupos, nesse sentido, tem sido tranquila para o Rubro-Negro. Vale destacar que, em quatro das últimas cinco campanhas nesta etapa, o Mengo se classificou com uma rodada de antecedência. 

Com a vaga garantida nas oitavas de final, o último jogo da fase de grupos desta edição, contra o Sporting Cristal (PER), servirá apenas para dar confiança à equipe e, quem sabe, disputar o posto de melhor campanha da competição. O duelo está marcado para a próxima quarta-feira (25), no Maracanã, às 21h30 (horário de Brasília).

Publicado em colunadofla.com