O Flamengo conquistou uma vaga na final do Campeonato Carioca! Com a torcida rubro-negra vibrando no Maracanã, o Mengão superou o Vasco em uma emocionante virada, com o placar de 2 a 1, neste sábado (08). Os gols do Mais Querido foram anotados por Bruno Henrique, conhecido como o Rei dos Clássicos, e Luiz Araújo, enquanto o português Nuno abriu a contagem para o time eliminado.
Agora, o Flamengo aguarda o resultado da outra semifinal, que ocorrerá no domingo (09), entre Volta Redonda e Fluminense. O time das Laranjeiras saiu na frente ao vencer o primeiro jogo por 4 a 0, o que lhe garante uma vantagem significativa para a decisão. O primeiro duelo da final já aconteceu nesta quarta-feira (12), no Maracanã.
Assim como no jogo anterior no Engenhão, o clássico começou intenso, com faltas contundentes de ambos os lados. Em uma dessas jogadas, Wesley, do Flamengo, recebeu um cartão amarelo antes mesmo de completar cinco minutos. No entanto, a qualidade técnica do Mengão começou a se destacar em seguida e, aos 18 minutos, quase abriu o placar. Após uma jogada ensaiada em escanteio, Varela tentou um chute de primeira, mas Léo Jardim fez uma defesa milagrosa.
Contudo, foi em uma bola parada, a única maneira do Vasco ameaçar o ataque, que o rival conseguiu inaugurar o placar. Coutinho cobrou uma falta na área, a defesa do Flamengo cometeu uma falha significativa, e Lucas Freitas, em uma oportunidade livre, acabou se atrapalhando. Entretanto, a bola sobrou para o português Nuno Moreira, que estreava no Carioca, e ele não hesitou em marcar aos 21 minutos.
Com 26 minutos de jogo, o Flamengo quase igualou o marcador. Após um escanteio cobrado por De La Cruz, Léo Ortiz cabeceou na primeira trave, exigindo uma defesa parcial de Léo Jardim. Entretanto, o Rei dos Clássicos estava em campo. Aos 33 minutos, após um chute desviado de Arrascaeta, a bola sobrou para Bruno Henrique, que estufou as redes. Em sua comemoração, o ídolo bateu no peito e exclamou: ‘Eu sou Flamengo!’
O gol do Flamengo desestabilizou o Vasco, que passou a se retrair, permitindo que o time de Filipe Luís dominasse o clássico, controlando as ações no campo de ataque. Aos 42 minutos, De La Cruz obrigou Léo Jardim a fazer mais uma defesa. No rebote, Bruno Henrique foi derrubado na área, mas a arbitragem optou por seguir com o jogo. Assim, excetuando o gol do Vasco, Rossi terminou a primeira etapa com pouco trabalho.
O segundo tempo começou da mesma forma que o primeiro terminou, com o Flamengo mais ativo no campo ofensivo, mas sem grandes sustos. Contudo, problemas físicos marcaram a etapa final. Phillipe Coutinho sentiu uma lesão e foi substituído no Vasco. Do lado rubro-negro, Bruno Henrique também sentiu e deixou o campo antes do esperado.
O clássico esquentou novamente aos 23 minutos. Gerson deu um toque sutil para Plata, que disparou um forte chute, obrigando Léo Jardim a fazer uma defesa. Logo após essa jogada, Luiz Araújo, que havia entrado na segunda etapa, recebeu a bola de Gerson, driblou a defesa adversária e disparou um potente chute com a perna esquerda, virando o jogo para 2 a 1 e colocando o Mengão a um passo da final do Campeonato Carioca.
Enquanto Bruno Henrique gerou preocupações no início do segundo tempo, o Flamengo teve mais um susto com Wesley no final da partida. Após uma corrida, Wesley colocou a mão na panturrilha, deixando a torcida apreensiva. No entanto, o camisa 43 permaneceu em campo e conseguiu completar a partida. Nos instantes finais, a torcida do Mengão começou a gritar OLÉ.
Em busca do 39° título do Campeonato Carioca, o Flamengo agora aguarda o vencedor da outra semifinal do torneio estadual. Neste domingo (09), o Fluminense enfrentará o Volta Redonda, no Estádio Raulino de Oliveira, às 18h (horário de Brasília). É importante destacar que o time tricolor venceu o primeiro confronto por 4 a 0.
A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ) já estabeleceu a data do primeiro jogo da final do Campeonato Carioca 2025. A partida decisiva ocorrerá na próxima quarta-feira (12). A segunda partida está programada para o sábado, dia 15 de março, ou domingo, dia 16.
Escalação do Flamengo: Rossi; Wesley, Léo Pereira, Léo Ortiz e Varela; Pulgar e Arrascaeta; Gerson, De La Cruz, Plata e Bruno Henrique. Técnico: Filipe Luís.
Escalação do Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Lucas Freitas, Lucas Piton; Hugo Moura, Paulinho, Coutinho; Nuno Moreira, Rayan, Vegetti. Técnico: Fábio Carille.
Publicado em colunadofla.com
Share this content: