O Clube de Regatas do Flamengo teve participação importante no Seminário “Futebol: Um Olhar Humanizado na Formação de Atletas”. O evento aconteceu no último dia 13 na sede da CBF, no Rio de Janeiro, e teve o objetivo principal de discutir temáticas de suma importância para a formação de jovens atletas no país, como os aspectos extracampo e os saberes sociais, psicológicos e pedagógicos, que tanto contribuem para a formação cidadã destes jovens que estão inseridos nas categorias de base do futebol brasileiro. A temática do evento ressaltou a importância do trabalho realizado nos clubes pelos assistentes sociais, pedagogos e psicólogos, com mesas que abordaram temas como educação, saúde e família, e comportamento, sempre correlacionando esses tópicos aos direitos da criança e do adolescente.
Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!
Organizado pela CBF Social, o evento contou com a colaboração da Psicóloga rubro-negra Maria Eduarda Wolf e do Departamento Socioeducacional das Categorias de Base do Flamengo, composto pelo Coordenador Bruno Coev, pelos Assistentes Sociais Fernando Truyts e Gabriela Espinhoza, pela Estagiária de Serviços Sociais Mariana Meireles e pela Pedagoga Monique Sena. Além deles, o atacante Lázaro, artilheiro da categoria Sub-17 rubro-negra em 2019, participou da mesa “O Olhar do Atleta Sobre o Trabalho Realizado Fora de Campo, Voltado Para a Educação, Saúde e Família”, a Gerente de Responsabilidade Social do Flamengo Camila Nascimento falou sobre seu trabalho no clube e Eduardo Freeland, Gerente Geral do Futebol de Base do Flamengo, foi o mediador da mesa “Saberes e Práticas: Educação no Contexto Esportivo”.
“Entendo que um evento nesses moldes é fundamental para o desenvolvimento do futebol de base no Brasil, em função de trazer para debate um olhar humanizado e mais preocupado não somente com o atleta mas, principalmente, com o cidadão que entra em campo. Acredito que com um olhar cada vez mais voltado para o indivíduo, estaremos qualificando o nosso processo de formação dos jogadores e, consequentemente, do futebol desenvolvido por todos nós no Brasil“, disse Eduardo Freeland.
Falando sobre sua participação como mediador no evento, o Gerente Geral do Futebol de Base do Flamengo complementou:
“Tive o prazer de participar diretamente desse evento como mediador de uma importante mesa sobre a educação inserida no contexto esportivo, na qual tive a felicidade de dividir o palco com o Bebeto, grande ídolo do clube, além dos psicólogos Annie Rangel Kopanakis e Anderson Carneiro e da pedagoga Izabella Bastos, em um debate muito interessante através do qual creio que tenhamos dado nossa parcela de contribuição para esse evento tão importante para o futebol brasileiro que a CBF promoveu”, finalizou Freeland.
Reprodução: Site do Flamengo
Share this content: