Apesar de possuir uma vantagem de dois gols sobre o Bolívar (BOL), o Flamengo entrará em campo em busca da vitória nesta quinta-feira (22), em La Paz. O jogo apresenta uma peculiaridade: será disputado a 3.640 metros de altitude. Ao longo da história da Libertadores, o Rubro-Negro conseguiu sair vitorioso apenas duas vezes acima dos 3 mil metros: em 2008 e 2019.
Na quinta rodada da fase de grupos da Libertadores de 2008, o Flamengo viajou para Cusco, no Peru, e venceu o Cienciano (PER) por 3 a 0. Naquela ocasião, o confronto ocorreu a 3.399 metros, no Estádio Garcilaso de la Veja. Renato Augusto, Toró e Juan foram os responsáveis pelos gols que garantiram a classificação da equipe de Joel Santana para as oitavas de final, com um jogo de antecedência.
Durante a conquista do bicampeonato da Libertadores pelo Flamengo, em 2019, a estreia da equipe na competição ocorreu na cidade de Oruro, contra o San José (BOL), a 3.735 metros acima do nível do mar. Após uma bela assistência de Bruno Henrique, Gabigol marcou o gol da vitória do Mengão por 1 a 0.
É relevante ressaltar que este texto foca em altitudes acima de 3 mil metros. Ou seja, os jogos em Quito, por exemplo, não foram considerados. A cidade equatoriana está a 2.850 metros de altitude, e o Flamengo saiu vitorioso no local em 2021, enfrentando a LDU (EQU), entre outros adversários.
Apesar da busca pela terceira vitória em ‘altitudes extremas’, o Flamengo pode até sofrer uma derrota e ainda assim avançar na Libertadores. Como venceu o jogo de ida por 2 a 0, caso o Bolívar vença por um gol de diferença, o Rubro-Negro estará classificado para as quartas de final. A partida acontecerá no Estádio Hernando Siles, em La Paz, com início às 21h30 (horário de Brasília).
Publicado em colunadofla.com
Share this content: