Flamengo vê Arana como investimento mais arriscado e aguarda Filipe Luis antes de fazer proposta

No aguardo da abertura da janela de transferências em julho para a entrada de jogadores da Europa, o Flamengo analisa as opções que têm no mercado em algumas posições. Entre elas, na lateral esquerda. Hoje, a prioridade ainda é a contratação de Filipe Luis, que dará a resposta após a Copa América, mas já acertou salário. Como o ex-jogador do Atllético de Madrid tem mercado na Europa e ofertas mais vantajosas, o Flamengo trabalha com alternativas.

A principal hoje é Guilherme Arana, do Sevilla, da Espanha, que fez sucesso no Corinthians antes de ser vendido. O entrave, na avaliação do clube, é o custo alto – na faixa de oito milhões de euros – e as incertezas. Arana não teve boa passagem no clube espanhol e é visto internamente pelo Flamengo como um investimento mais arriscado.

Por isso, aguarda para fazer uma proposta oficial. Os representantes do jogador indicam que não houve ofertas concretas ainda, mas tratam a negociação como possível se atingir níveis financeiros que atendam ao clube espanhol.

Se Arana tem alguns senões, Filipe Luis tem boas notas em praticamente todos os quesitos, currículo na Europa que não deixa dúvidas de que vai entregar o que se espera, além de custo mais baixo, pois teve o contrato encerrado na última temporada europeia que cheogu ao fim.

O que pesa contra o jogador da seleção brasileira é a idade. Filipe faz 34 anos em agosto. Enquanto Arana tem 22. O duelo de gerações leva em conta ainda o estilo de jogo do Flamengo com Jorge Jesus. Antes de sua chegada Renê era o titular e tem atuação mais defensiva. Enquanto Trauco é um lateram mais arisco. Se mantiver o estilo, Filipe Luis também pode ter a preferência em relação a Arana. Mas como Trauco deve ser negociado, o time ficaria sem um jogador agudo.

A definição dessa e de outras contratações vão acontecer apenas em julho. O Flamengo também tem nomes de zagueiro sobre a mesa e viu o colombiano Cristian Zapata se distanciar com outras propostas da Europa. O nome de Jemerson, do Mônaco, é o mais próximo no momento, e a aquisição pode ser feita com a venda do volante Jean Lucas, por oito milhões de euros, ao Lyon, também da França.

A busca por laterais sempre foi prioridade no mercado de transferências do Flamengo. Se a contratação de Rafinha resolveu a questão na direita, as negociações para o outro lado ainda se arrastam. Entre propostas, sondagens e especulações, o Rubro-Negro segue conversando e aguardando respostas para entregar reforços ao português Jorge Jesus.

A negociação com Filipe Luis está sendo mediada pelo vice-presidente de futebol Marcos Braz e pelo diretor executivo Bruno Spindel, mas chegou a contar com uma conversa informal de Rodolfo Landim, presidente do Flamengo e chefe da delegação brasileira na Copa América, na Granja Comary. Porém, o lateral-esquerdo já afirmou – e reafirmou – que só tomará a sua decisão após a Copa América. A concorrência de Barcelona (ESP) e do Lyon (FRA) também interfere.

Aos 22 anos, Arana está de saída do Sevilla (ESP) e chegou a conversar com o Corinthians, seu ex-clube, que tem a preferência, mas não as melhores condições financeiras. Com vínculo até 2022 mas sem espaço na Espanha, visa novos ares e pode sair em definitivo.

Já o nome de Fábio Coentrão, que tomou conta do noticiário português recentemente, está distante. O próprio Jorge Jesus já afirmou à imprensa lusitana que o limite de estrangeiros no elenco atrapalhou a negociação. O Flamengo já conta com os cinco atletas desta categoria permitidos pela CBF (Trauco, Cuéllar, Piris da Motta, Arrascaeta e Berrío).

– Neste momento, o jogador estrangeiro está mais difícil porque no Brasil não é como na Europa. Na Europa tu não tens número de estrangeiros na equipe. Podem jogar 11 jogadores que não sejam da nacionalidade do país em que está inserido. No Brasil não, só podem jogar cinco estrangeiros. Portanto, a equipe já tem esses cinco estrangeiros. Temos que enquadrar, por isso eles contrataram o Rafinha, que não conta como estrangeiro -, declarou em entrevista ao portal tribunaexpresso.pt.

Dentro do elenco, quem tem chance de sair é Trauco. Aos 26 anos, o atleta tem contrato com o Flamengo válido até o final de 2019 e poderá assinar um pré-contrato com outra equipe à partir de julho. Até então, não foi procurado para uma renovação e a próxima janela de transferência pode ser a sua porta de saída.

Fonte: https://extra.globo.com/esporte/flamengo/flamengo-ve-arana-como-investimento-mais-arriscado-aguarda-filipe-luis-antes-de-fazer-proposta-23756168.html

Share this content: