Sem categoria

Flamengo vende transmissão para Portugal, exibe jogos para exterior e puxa fila para outros clubes

Em transmissões da FlaTV para o exterior, Flamengo mescla imagens de campo fornecidas pelo Grupo Globo com cobertura de repórteres próprios — Foto: Reprodução

Enquanto clubes de futebol brasileiros ainda avançam com a venda dos direitos de transmissão internacionais, o Flamengo tem aproveitado a boa fase no Campeonato Brasileiro para atender flamenguistas no exterior por duas vias. O clube tem vendido esses direitos para Portugal e feito a transmissão para o restante do mundo em suas redes sociais.

Em Portugal, em função do sucesso do técnico Jorge Jesus, o clube rubro-negro chegou a um consenso com o Canal 11. A emissora tem comprado os direitos de transmissão das partidas do Flamengo para o país, com contratos jogo a jogo. Os valores obtidos são divididos meio a meio com os adversários do clube carioca nos duelos em questão.

+ No embalo de Jesus, embaixada do Flamengo em Portugal cresce e atrai até sobrinho do treinador

Para o resto do mundo, o Flamengo tem feito a transmissão das partidas por meio de seus canais no YouTube e no Facebook. O clube exibe as imagens fornecidas pelo Grupo Globo e produz o próprio áudio, com uma equipe composta por narrador, comentaristas e repórteres de campo. Essa modalidade ainda não abriu uma fonte de arrecadação.

A direção flamenguista não está preocupada, por enquanto, com a monetização dessas transmissões. A exibição dos jogos para o exterior tem como principal objetivo atender flamenguistas que moram fora do Brasil. A partir dessa experiência, o clube coletará informações úteis para dar continuidade às negociações relativas aos direitos internacionais.

Até o momento, foram exibidos os confrontos com Internacional, São Paulo, Chapecoense, Atlético-MG, Athletico-PR, Fortaleza e Fluminense. A diretoria do Flamengo já confirmou a transmissão da partida com o CSA.

A transmissão das partidas para o exterior ainda não tem nada a ver com a internacionalização da marca do clube – ou, em outras palavras, com a formação de torcedores entre populações estrangeiras. O intuito da diretoria flamenguista é o atendimento de brasileiros que imigraram e não tinham acesso aos jogos desde que os jogos deixaram de ser transmitidos pela Globo internacional, a partir desta temporada.

O Flamengo também tem feito transmissões para o território brasileiro por meio de suas redes sociais. Mas não pode haver a exibição da imagem do campo para não prejudicar os direitos vendidos para o Grupo Globo. Neste caso, o clube exibe a imagem da arquibancada do Maracanã e mostra a cabine de locução, além de flashes de seus repórteres na beira do campo.

Nas transmissões para o território brasileiro, o Flamengo exibe apenas a arquibancada do Maracanã — Foto: Reprodução

Adversários replicam modelo

Após a movimentação do Flamengo para atender torcedores no exterior, o Corinthians também chegou a um modelo para transmitir as suas partidas a corintianos. O clube paulista fez algumas opções diferentes.

Enquanto a diretoria rubro-negra escolheu transmitir as partidas para o exterior por meio das redes sociais, Facebook e YouTube, a direção alvinegra montou o seu canal de streaming com a Corinthians TV.

Corinthians preferiu transmitir suas partidas para o exterior por meio de um canal próprio de streaming — Foto: Reprodução

No mercado, esse tipo de iniciativa leva o nome de OTT (over the top), sigla que designa transmissões feitas pela internet sem o apoio de tecnologias convencionais, como cabo ou satélite.

O Corinthians começou a transmitir suas partidas com o duelo contra o Athletico-PR, já confirmou a sequência no jogo contra o Santos e deverá fazê-lo também contra o Flamengo. Por força da legislação brasileira, as transmissões dependem da autorização dos dois clubes envolvidos no confronto, e não apenas do mandante.

O conteúdo é produzido nos mesmos moldes do que o do Flamengo. Para o exterior, o Corinthians exibe as imagens fornecidas pelo Grupo Globo e coloca um áudio exibido pelo clube, com narrador, comentaristas e repórteres próprios. Para o território brasileiro, as imagens exibidas são da arquibancada da Arena Corinthians e da cabine.

@rodrigocapelo

Fonte: https://globoesporte.globo.com/blogs/blog-do-rodrigo-capelo/post/2019/10/22/flamengo-vende-transmissao-para-portugal-exibe-jogos-para-exterior-e-puxa-fila-para-outros-clubes.ghtml

Share this content:

Redação Flamengo RJ

Share
Published by
Redação Flamengo RJ

Recent Posts

Empresário comenta sobre a possível transferência de Léo Pereira do Flamengo para o Boca Juniors

Léo Pereira, titular indiscutível da defesa do Flamengo ao lado de Filipe Luís, ganhou destaque…

29 minutos ago

Flamengo tinha atacante do Atlético de Madrid quase contratado, mas BAP interrompeu a negociação

O Flamengo está em busca de um novo atacante no mercado, tendo em vista a…

1 hora ago

Empresário de Pablo assegura que zagueiro continuará no Flamengo

Após uma breve passagem pelo Botafogo, Pablo retornará ao Flamengo na próxima temporada. Como o…

2 horas ago

Dirigentes do Flamengo apoiam a contratação de Boto, e torcedores interpretam como mensagem direcionada a jornalista da Globo

A opinião da jornalista Ana Thaís Matos, pertencente ao Grupo Globo, gerou controvérsia nas redes…

3 horas ago

Marcos Braz é nomeado para o cargo de secretário de Esporte e Lazer do Rio

Marcos Braz, vice-presidente de futebol do Flamengo, está se preparando para deixar a diretoria do…

3 horas ago

Vasco busca a contratação de David Luiz, que não renovará com o Flamengo

David Luiz encontra-se, oficialmente, disponível no mercado. Neste domingo (22), o Flamengo comunicou que não…

4 horas ago

This website uses cookies.