Flamengo e Palmeiras se reencontram às 19h30 desta quarta-feira, pelo Campeonato Brasileiro, cinco meses após a final da Libertadores que terminou em título alviverde em Montevidéu. Os rivais mantiveram as espinhas dorsais de suas equipes, embora, no caso rubro-negro, a mudança do comando para o português Paulo Sousa tenha levado a significativas alterações no modelo de jogo.

Dos 11 titulares do Fla em Montevidéu, sete devem começar jogando no Maracanã: o zagueiro David Luiz, os laterais Isla e Filipe Luís, os meio-campistas Arão, Everton Ribeiro e Arrascaeta e o atacante Gabigol. No caso de Arão, há uma alteração de posicionamento: ele tem atuado como defensor no time de Paulo Sousa.

Dois rubro-negros que fazem parte da escalação ideal não poderão estar em campo hoje por problemas médicos: o zagueiro Rodrigo Caio e o atacante Bruno Henrique. Nos outros dois casos, a troca dos nomes segue a preferência técnica do treinador. No gol, Diego Alves perdeu espaço para Santos (recém-contratado e titular esperado para esta noite) e Hugo (que começou jogando a maioria das partidas da temporada). No meio, Thiago Maia e João Gomes ocupam as lacunas deixadas por Andreas Pereira e pela transferência de Arão para a zaga. O jovem Lázaro, por sua vez, fica com a vaga de BH.

Flamengo da final da Libertadores:

Diego Alves, Isla, Rodrigo Caio, David Luiz e Filipe Luís; Willian Arão, Andreas Pereira, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol.

Provável Flamengo desta noite:

Santos, Willian Arão, David Luiz e Filipe Luís; Isla, Thiago Maia, João Gomes e Lázaro; Everton Ribeiro, Arrascaeta e Gabigol.

No Palmeiras de Abel Ferreira, em sua terceira temporada no cargo, são menos mudanças. Entre oito e nove titulares em Montevidéu estarão no gramado no apito inicial nesta quarta: o goleiro Weverton, o zagueiro Gustavo Gomez, o lateral Piquerez, os meio-campistas Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga e os atacantes Dudu e Rony. A dúvida é sobre a presença de Gustavo Scarpa, que pode dar lugar a Rafael Navarro.

As duas únicas mudanças certas estão na lateral direita — sai Mayke, entra Marcos Rocha — e na zaga — Murilo ocupa o lugar que foi de Luan na final da Libertadores.

Palmeiras da final da Libertadores:

Weverton, Mayke, Luan, Gomez e Piquerez; Danilo, Zé Rafael, Raphael Veiga e Gustavo Scarpa; Rony e Dudu.

Provável Palmeiras desta noite:

Weverton, Marcos Rocha, Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga; Dudu, Rony e Rafael Navarro (ou Gustavo Scarpa).