Por: Isabelle Costa
Em menos de seis meses de lançamento, o canal Flamiguinhos atingiu um ‘oto’ patamar no número de visualizações no Youtube em março, no Brasil. De acordo com o site SocialBlade, plataforma de rastreamento e análise das estatísticas de mídias sociais, o canal infantil do Flamengo alcançou a oitava posição no ranking de clubes brasileiros, em número de impressões, somando 1,17 milhões de visualizações. Além do número milionário, o Flaminguinhos desbancou canais de grandes clubes do Brasil, como Corinthians e Internacional, que ocupam a nona e décima posição, respectivamente.
O sucesso do canal Flamiguinhos no YouTube impressiona o idealizador e fundador, Wladimir Côrrea. Em entrevista exclusiva ao Coluna do Fla, o professor e compositor explicou que, por conta da pandemia do coronavírus, os canais dos clubes brasileiros tiveram uma redução no número de visualizações, devido às paralisações das atividades de futebol. No entanto, mesmo com estes números, Wladimir espera que o canal cresça ainda mais e alcance os 100 mil inscritos no YouTube.
“Nós estamos vivendo uma realidade de quarentena que não tem sido boa para o esporte. Os canais ligados ao esporte e as pessoas que estão produzindo conteúdos na internet, fazendo lives e entrevistas estão tendo uma procura muito abaixo do que você se esperava. E a gente está conseguindo se destacar com um número de views muito acima do esperado.
“É claro que a gente espera mais do que isso, o canal tende muito a crescer, nós ainda não atingimos a marca dos 100 mil, espero que a gente consiga atingir em breve, mas a expectativa é fazer com que os pais percebam que não é só um canal do Flamengo, é um canal educativo, que tem um viés pedagógico, e que eles podem fazer com que os filhos assistam para adquirir e fortalecer esse amor pelo Flamengo, mas também para servir como um apoio pedagógico.”
Em meio ao crescimento exponencial do canal no YouTube, Wladimir Côrrea explicou que há um monitoramento no número de visualizações dos vídeos, para que estratégias possam ser desenvolvidas, visando um alcance ainda maior.
“Nós fazemos um controle diário das visualizações, até para poder desenvolver estratégias de maior alcance. O mês de abril ainda não terminou, mas como estamos caminhando para o final, é possível avaliar que houve uma redução ainda maior nas visualizações para muitos clubes na grande maioria, mas o canal (Flamiguinhos) continua mantendo um bom ritmo de visualizações.”
Além de contar com as produções na plataforma tradicional, os vídeos do Flamiguinhos também estão disponíveis no YouTube Kids. Por esta mídia, os pais conseguem ter um maior controle do que o filho pode ou não consumir na plataforma de vídeos.
“O principal canal de veiculação do Flamiguinhos é o YouTube. Estamos esperando entrar no Spotify e outras redes sociais. Entramos essa semana YouTube Kids, é um avanço muito importante. Têm muitos pais que não querem permitir que os filhos assistam quaisquer conteúdos, e o YouTube Kids tem uma ferramenta de controle. O pai pode determinar exatamente o que o filho vai ver, quantas vezes vai assistir um vídeo.”
O canal Flamiguinhos possui atualmente nove vídeos em sua plataforma, no entanto, os projetos não param. Em contato com a reportagem do Coluna do Fla, Wladimir Côrrea revelou que os próximos vídeos do canal contam com a participação de crianças de todo país. Além disso, outras produções com um artista e jogador do Flamengo também serão lançadas.
“Em relação aos próximos projetos do canal, vale a pena dizer que estamos produzindo um desenho com a participação de crianças do Brasil inteiro. São músicas cantadas na arquibancada e com a participação de crianças na produção de desenhos. E tem um outro vídeo sendo produzido com a participação de mais um artista e de mais um jogador.”
“É importante ressaltar que todos os vídeos têm sido produzidos com muito carinho e a gente tem levado em consideração a possibilidade de desenvolver capacidade cognitiva, de estimular crianças a buscar o aprendizado, ir para a escola, conseguir boas notas, então não é só um projeto de desenvolvimento de estímulo de crescimento ao amor pelo Flamengo. Mas o amor pelo estudo, pela vida, o desenvolvimento de uma autonomia que vai fazer com que esses flamenguistas sejam vitoriosos no esporte, mas também na vida.”
Share this content: