Flamengo e Fluminense se enfrentarão pelo Campeonato Brasileiro no próximo domingo (20), no Maracanã. Entretanto, antes deste clássico, as equipes tiveram outros compromissos. O Rubro-Negro foi derrotado pelo Santos na Vila Belmiro, na quarta-feira (16), enquanto o time tricolor sofreu uma derrota em casa para o Cruzeiro, nesta quinta (17). Ambas as partidas foram disputadas na 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.
No Maracanã, o Fluminense não conseguiu tirar proveito do fator casa e acabou sendo superado. Embora tenha tido mais posse de bola no primeiro tempo, a equipe das Laranjeiras viu o Cruzeiro ser mais eficaz em suas ações ofensivas. Aos 29 minutos, Matheus Pereira executou um escanteio e Fabrício Bruno apareceu livre para cabecear, sem deixar chances para o goleiro Fábio, abrindo assim o placar.
Na sequência, os mineiros conseguiram ampliar a vantagem: em um rápido contra-ataque, Matheus Pereira encontrou Kaio Jorge, que finalizou com precisão para marcar o segundo gol. No segundo tempo, o Fluminense até apresentou uma melhora, mas, apesar do domínio, a equipe de Renato Gaúcho não conseguiu passar pela forte marcação do Cruzeiro.
Com essa vitória, o Cruzeiro chegou a 30 pontos e assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro, relegando o Flamengo à segunda posição. O Rubro-Negro, que soma 27 pontos, possui um jogo a menos, o que pode permitir que retorne à liderança em caso de vitória na partida adiada.
Por outro lado, o Fluminense sofreu a derrota justamente na possível despedida de Jhon Arias. Dessa forma, o time das Laranjeiras ficou estacionado nos 20 pontos, mantendo-se na sétima posição da tabela. Além de complicar sua classificação, a equipe tricolor ainda prejudicou o Flamengo, seu próximo adversário, ao permitir que o Cruzeiro assumisse a liderança.
O Flamengo entrou em campo na última quarta-feira (16) com a oportunidade de manter a liderança do Campeonato Brasileiro, mas desperdiçou essa chance ao ser derrotado pelo Santos. Com um gol de Neymar, o time rubro-negro saiu derrotado e concluiu a 14ª rodada na vice-liderança, com 27 pontos. Agora, para não se distanciar do topo da tabela, a equipe de Filipe Luís precisa vencer no clássico contra o Fluminense e seguir firme na luta pelo título.
Publicado em colunadofla.com