Minutos após o TJD liberar a transmissão compartilhada entre os finalistas da final da Taça Rio, nesta quarta-feira, às 21h30, no Maracanã, o Fluminense emitiu uma nota oficial com bastante ironia e críticas ao Flamengo, que se colocou a disposição para transmitir a decisão. Nela, o Tricolor considera as afirmações do rival “mentirosas” e que “deveria ser investigada na CPI das Fake News”.
Explica-se: de acordo com a Medida Provisória 984/2020, publicada em 18 de junho, o clube mandante tem o direito de exibir as suas partidas sem o aval do visitante. Posteriormente, a Globo rescindiu o seu contrato com o Campeonato Carioca, o que deixou a decisão sobre as transmissões livres para os clubes.
O Fluminense foi sorteado como mandante da final da Taça Rio e anunciou que a partida seria exibida na FluTV, seu canal do Youtube. Porém, na terça, a Procuradoria do TJD entrou com um processo para que o Flamengo também tivesse direito de transmissão. O Rubro-negro chegou a procurar o Tricolor para uma exibição conjunta, mas o clube recusou.
Pouco antes da decisão sair, o Flamengo se manifestou em nota oficial, onde se disponibilizou a fazer a captação e a geração do sinal para a plataforma dos dois clubes e foi criticado pelo Fluminense.
“A diretoria do Flamengo se mostra preocupada com o imbróglio jurídico que acompanhamos na mídia entre o Fluminense e a Rede Globo de Televisão. Até agora não temos conhecimento se as duas instituições se acertaram realmente e se as torcidas poderão assistir à final de hoje. Em respeito às duas torcidas e para a valorização do Campeonato Carioca, o Flamengo, mais uma vez, se coloca à inteira disposição das duas instituições para ajudar na solução do problema, cuja discussão pode privar o torcedor de ver esta importante decisão”, escreveu o Flamengo.
“A ideia de que há qualquer imbróglio entre o Fluminense e o Grupo Globo é mentirosa e deveria compor o rol de investigações da CPI das Fake News. Logo em seguida o Tribunal da FERJ, de forma ilegal, deu a liminar para que o Flamengo descumpra a lei”, rebateu o Fluminense.
Confira a nota oficial do Fluminense:
“O Fluminense Football Club, sensibilizado com a incomparável sensibilidade e empatia do Flamengo, esclarece que não tem qualquer problema com o Grupo Globo e que todos os brasileiros poderão assistir a partida através da FluTV.
A ideia de que há qualquer imbróglio entre o Fluminense e o Grupo Globo é mentirosa e deveria compor o rol de investigações da CPI das Fake News. Logo em seguida o Tribunal da FERJ, de forma ilegal, deu a liminar para que o Flamengo descumpra a lei. Agradecemos ao Flamengo , mas nos manteremos dentro da lei. A transmissão cabe ao Fluminense, que a fará e ficamos no aguardo pra ver se o Flamengo cumprirá o que defendeu”
Confira a nota oficial do Flamengo:
“O Clube de Regatas do Flamengo reafirma, mais uma vez, seu total apoio à MP 984/2020, que dá direito ao mandante do jogo o direito único de transmissão da partida. Esta medida amplia e democratiza as relações comerciais entre clubes e veículos de comunicação, fortalece o futebol brasileiro e, acima de tudo, dá ao torcedor mais opções de acesso aos jogos de seus times de coração.
Por esta razão, o Flamengo, reforçando o posicionamento feito em comunicado nesta última segunda-feira (6), logo após o sorteio que definiu o mando de campo para o Fluminense Football Club, vem a público registrar seu entendimento de que os direitos de transmissão deste jogo são do Fluminense e de sua parceira Rede Globo de Televisão, na forma do contrato vigente. São eles que têm a obrigação de passar este jogo para os milhões de torcedores dos dois times.
Dito isto, a diretoria do Flamengo se mostra preocupada com o imbróglio jurídico que acompanhamos na mídia entre o Fluminense e a Rede Globo de Televisão. Até agora não temos conhecimento se as duas instituições se acertaram realmente e se as torcidas poderão assistir à final de hoje.
Em respeito às duas torcidas e para a valorização do Campeonato Carioca, o Flamengo, mais uma vez, se coloca à inteira disposição das duas instituições para ajudar na solução do problema, cuja discussão pode privar o torcedor de ver esta importante decisão.
Dentro deste conceito, vemos como uma possível solução que atenda ao torcedor, e sem qualquer prejuízo para terceiros, a transmissão em modelo compartilhado, onde tanto o Flamengo quanto o Fluminense poderiam disponibilizar o sinal de vídeo e áudio em suas plataformas de streaming – FlaTV e FluTV.
Desde já, nos disponibilizamos a fazer a captação e a geração do sinal para a plataforma dos dois clubes.
Por fim, registramos que, independentemente da solução a ser encontrada por Fluminense e sua parceira Rede Globo de Televisão, a FlaTV, assim como fez durante todo o campeonato, estará presente no estádio do Maracanã, transmitindo, em vídeo, o pré-jogo e o pós-jogo e, em áudio, os 90 minutos desta grande final”