Gabigol viaja para Suíça para julgamento por tentativa de fraude em antidoping

O atacante Gabigol, disponível para atuar pelo Flamengo sob efeito suspensivo, será julgado na próxima sexta-feira (07) pela Corte Arbitral do Esporte (CAS) na Suíça. O jogador estará presente no evento e partirá na quarta-feira (05), com retorno agendado para o dia 08 de junho. Dessa forma, não haverá ausência do atacante na equipe, já que o Flamengo enfrentará o Vasco no domingo (02) e posteriormente o Grêmio em 13 de junho.

Para a defesa de Gabigol, o Flamengo contratou um escritório especializado em casos de doping. Acompanhando o jogador estará o chefe do Departamento Médico do clube, Márcio Tannure, que será uma das testemunhas. A informação foi divulgada pelo jornalista Venê Casagrande.

O veredicto do julgamento será divulgado em dias posteriores, ou seja, a situação do jogador não será decidida no dia da audiência, marcada para 07 de junho. Gabigol foi punido com dois anos de suspensão devido a uma suposta fraude em exame antidoping, com validade até abril de 2024. No entanto, o Flamengo obteve um efeito suspensivo, permitindo que o atleta retornasse à equipe após um curto período de inatividade.

Durante uma visita surpresa do controle antidoping ao Ninho do Urubu em abril do ano passado, Gabigol teria se recusado a colaborar com os exames. Além disso, o jogador teria desrespeitado os funcionários e não devolveu o teste de urina com a tampa fechada, infringindo as normas estabelecidas.

Como resultado, Gabigol foi inicialmente suspenso por dois anos. No entanto, o tribunal reconheceu que houve falhas ao não julgar o jogador anteriormente e estabeleceu que a pena se encerrará em 2025, no próximo ano. Após um período de 36 dias de inatividade, o clube conseguiu obter o efeito suspensivo.

Em 01 de maio, apenas dois dias após a obtenção do efeito suspensivo, Gabigol entrou em campo contra o Amazonas, mas atuou por apenas 26 minutos. Posteriormente, o jogador participou do segundo tempo contra Palestino (CHI), Corinthians e Bolívar (BOL). Após o confronto com a equipe boliviana, Gabigol foi visto em um churrasco com a camisa do time paulista e desde então não recebeu novas oportunidades.

Publicado em colunadofla.com

Share this content: