Não é segredo para ninguém que craque o Flamengo está acostumado a fazer em casa. O clube se tornou uma vitrine para jovens sonhadores e já revelou nomes como Lucas Paquetá e Vinicius Júnior. Atualmente, ostenta em seu elenco uma das principais promessas do futebol brasileiro: Reinier. O que poucos sabem é que neste ano o Rubro-Negro foi o time que mais utilizou garotos da sua base – foram 13 no total. O Botafogo aparece em segundo lugar, com quatro revelações entre os profissionais.
Confira os Garotos do Ninho utilizados pelo Flamengo no Brasileirão 2019
Goleiro(s): César e Gabriel Batista.
Zagueiro(s): M. Thuler, Matheus Dantas, Léo Duarte e Rafael Santos.
Meio-campo: Reinier, Hugo Moura e Vinicius Souza e Ronaldo.
Atacantes: Lincoln, Lucas Silva e Vitor Gabriel.
Goleiros
Atualmente, o goleiro César é a prata da casa com mais tempo entre os profissionais. Sua estreia pelo elenco principal ocorreu em dezembro de 2013, no empate em 1 a 1 com o Cruzeiro pela última rodada do Brasileirão à época. De lá para cá, colecionou 60 participações – cinco pelo Campeonato Brasileiro deste ano.
César foi o primeiro goleiro a atuar pelo Brasileirão 2019, foi o titular na vitória por 3 a 1 contra o Cruzeiro, no Maracanã, pela primeira rodada e ainda sob o comando de Abel Braga. Desde então, participou da derrota contra o Internacional, empate com o São Paulo e vitória contra o CSA – todos pelo primeiro turno. No returno, foi expulso contra o Goiás, no Serra Dourada.
Gabriel Batista anotou sua única participação no Brasileiro deste ano após a expulsão de César, contra o Goiás, no último dia 31 de outubro.
Zagueiros
Sem Pablo Marí no elenco, Leo Duarte formava dupla de zaga com Rodrigo Caio, recém-chegado na Gávea. Após 94 partidas com o Manto Sagrado, o jovem foi negociado com o Milan em julho de 2019 e, por isso, só participou de sete jogos pelo Brasileirão da temporada – esteve em campo na estreia contra o Cruzeiro até o empate com o Corinthians, em São Paulo, no dia 21 de julho.
Matheus Dantas esteve em campo no empate em 1 a 1 com o São Paulo, no Morumbi, em maio deste ano. Por opção técnica, o Flamengo foi a campo com o elenco praticamente composto por reservas – abrindo espaço para a única participação de Rafael Santos no campeonato.
Outro nome bastante conhecido pela torcida é o de Matheus Thuler. O jovem foi o Garoto do Ninho com mais participações, pelo Brasileirão desta temporada, entre os defensores – são onze jogos até aqui. Sua última atuação foi diante do CSA, em outubro, no Maracanã.
Meio Campo
Reinier talvez seja o jogador que mais desperta esperança nos torcedores. Cobiçado por grandes clubes do exterior, o jovem estreou pelo profissional em julho deste ano e esteve em campo na última derrota do clube – contra o Bahia, na Fonte Nova. De lá para cá, fez nove participações e marcou três gols sob o comando de Jorge Jesus.
Já Vinicius Souza nunca marcou um gol com o Manto Sagrado, mas foi escalado no meio-campo contra o Atlético-MG e CSA, ambos no Maracanã, pelo returno do Campeonato Brasileiro. Por outro lado, Hugo Moura ainda não atuou sob o comando de Jorge Jesus. Fez apenas uma participação pelo Brasileirão 2019 – no empate em 1 a 1 com o São Paulo, no Morumbi.
Com 29 partidas, o jovem Ronaldo também apareceu neste Brasileirão: atuou nos empates com o São Paulo e Fluminense e participou da vitória contra a Chapecoense – todos no primeiro turno.
Atacantes
Lincoln foi o grande nome da vitória contra o Botafogo, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Lesionado durante a maior parte do ano, o jovem não teve muitas oportunidades com o Mister, mas foi fundamental em seu retorno aos gramados e tornou-se mais uma boa opção para o português. Ao todo, o jovem completou 41 jogos com a camisa do Flamengo e marcou quatro gols.
Vitor Gabriel, seu companheiro de posição, teve uma oportunidade pelo Brasileirão 2019 – na vitória contra o Fortaleza. No entanto, esteve muito em campo com Abel Braga no início de ano.
Com oito participações, Lucas Silva é um dos jovens que mais agrada Jorge Jesus. O atacante esteve em campo na última partida contra o Botafogo e, além de comemorar a vitória, pode celebrar seu 17º jogo pelo elenco profissional do Mais Querido.
Share this content:
Matheus Cunha fez sua estreia no time profissional do Flamengo em 2022. Desde então, o…
Léo Pereira, titular indiscutível da defesa do Flamengo ao lado de Filipe Luís, ganhou destaque…
O Flamengo está em busca de um novo atacante no mercado, tendo em vista a…
Após uma breve passagem pelo Botafogo, Pablo retornará ao Flamengo na próxima temporada. Como o…
A opinião da jornalista Ana Thaís Matos, pertencente ao Grupo Globo, gerou controvérsia nas redes…
Marcos Braz, vice-presidente de futebol do Flamengo, está se preparando para deixar a diretoria do…
This website uses cookies.