O Maracanã terá novo dono. O governo do estado bateu o martelo e já avisou aos clubes interessados – Flamengo e Fluminense – que vai abrir novo edital de concorrência. O aviso veio pouco tempo depois de chegar a um acordo com a própria dupla Fla-Flu e a Odebrecht, atual concessionária, para repassar a concessão. A CSM, parceira dos dois clubes, entraria na administração do estádio. O governo do estado, porém, temia ações judiciais para empresas interessadas na concorrência e decidiu pela licitação. A previsão é de que o novo edital seja lançado no início do ano que vem – até março de 2017.
A opção pela nova licitação, depois de entendimento e negociações anteriores para seguir a concessão, não agradou aos dirigentes do Fluminense, que tem acordo de mais 32 anos com a atual concessionária a Odebrecht. O governo do estado articulava, em meio às negociações para a atual concessionária devolver o Maracanã, para que o acordo com Fla, Flu e a CSM fosse adiante e a concessão continuasse.
O Flamengo pressionava por nova concessão e manifestou este desejo em nota oficial este ano. Além da CSM, pelo menos outra empresa já manifestou interesse em participar da concorrência. A companhia francesa Lagardere, que teria a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro como operadora das partidas, também quer assumir o Maracanã.
Share this content: