O jogo entre Flamengo e Bahia, pela 26ª rodada do Brasileirão, poderia ter ficado marcado como um dos mais disputados e eletrizantes da competição, uma vez que terminou com o placar de 4 a 3 a favor do Rubro-Negro. No entanto, um fato lamentável tirou a discussão do âmbito esportivo: o volante Gerson relatou ter sofrido injúria racial por parte do meia Índio Ramirez. No áudio da discussão, Mano Menezes – agora ex-técnico do Bahia – chegou a ironizar o camisa 8 do Fla após a alegação.
A confusão aconteceu ainda no início do segundo tempo, quando o Bahia reagiu na partida. Gerson, após discussão com Ramirez, não escondeu a irritação e foi para o lado da área técnica: “Me chamou de negro, car#*ho. Pergunta para ele”. Foi neste momento que Mano Menezes respondeu: “Ah, agora virou malandragem”.
Com Gerson ainda mais irritado, a discussão continuou, e o técnico seguiu em defesa do atleta tricolor. Em trecho, Mano chegou a declarar que “conhece o menino” e ainda provocou relembrando a eliminação do Fla na Copa do Brasil, para o São Paulo.
- O jogo apertou e ele faz isso. Não vai expulsar ele? Aquele menino não ia fazer isso com o Gerson. Eu conheço o jogador. Chegou agora, é um guri. Parou o jogo por quanto tempo por causa do Gerson? […] Tem que tomar pico do Daniel Alves, que é mais malandro que você. Quer mandar no jogo.
ASSISTA AO VÍDEO:
#TrocadePasses exibe áudio da discussão entre Mano Menezes e Gerson.
Meia relatou atitude racista de Ramírez, do Bahia, na vitória rubro-negra neste domingo pic.twitter.com/6YLkeFziLb
— ge (@geglobo) December 21, 2020
Horas após o jogo, o Bahia anunciou a demissão de Mano Menezes, contudo, não especificou o motivo – se teria algo a ver com o caso de racismo ou por questões esportivas. Enquanto isso, Ramirez foi afastado do elenco para apuração do caso. O Fla, por sua vez, se colocou à disposição de Gerson para agir judicialmente, e o STJD deve abrir investigação.
*As gravações foram divulgadas pelo canal SporTV.
Share this content: