Carlinhos foi expulso durante a partida contra o Grêmio no último domingo (22). Ao deixar o campo, os torcedores gremistas dirigiram ofensas ao jogador e, conforme um vídeo divulgado pelo Lance!, houve uma possível ofensa racial contra o atacante do Flamengo. No entanto, segundo o time gaúcho, os torcedores não foram racistas com o jogador rubro-negro.
Impactado pela notícia publicada pelo jornal Lance! após a partida de domingo, e replicada pelo CR Flamengo, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense tomou uma série de providências para esclarecer o incidente. Identificou o torcedor responsável pela fala, ouviu testemunhas que presenciaram o ocorrido e contratou duas empresas especializadas em perícias para analisar o áudio do vídeo que mostra a saída do jogador Carlinhos pelo túnel de acesso ao vestiário.
Com base nas mais avançadas técnicas e tecnologias, e respaldado pelos dois laudos emitidos por essas renomadas empresas que operam no Brasil e no exterior, o Grêmio reafirma que NÃO HOUVE QUALQUER CASO DE OFENSA RACIAL ao jogador do Flamengo na Arena. Mesmo utilizando métodos de análise distintos, as perícias chegaram à mesma conclusão, refutando quaisquer declarações injuriosas.
Um dos laudos aponta um “GRANDE ERRO cometido pelo site do Jornal Lance! na internet contra os torcedores do Grêmio, com repercussão nas redes sociais”. E continua, “…a suposta expressão ‘macaquinho’ é erroneamente sugerida pela legenda do vídeo do site do jornal Lance!, e pelo texto escrito na mesma página do site, o que, no entanto, não corresponde ao que realmente está registrado no vídeo analisado”.
Outro laudo indica que “…a presença desse fonema específico fortalece a hipótese de que o termo pronunciado esteja mais relacionado a expressões como ‘tá brabinho’ ou ‘tá bravinho’, descartando a possibilidade de ‘macaquinho’ com base na análise dos sons identificados”.
Dessa forma, o Grêmio informa que já enviou notificações ao Lance! e ao CR Flamengo solicitando retratação pelos conteúdos divulgados. E destaca que tomará todas as medidas cabíveis para tentar minimizar o grande prejuízo causado tanto pela publicação original quanto por todas as outras, à imagem do Grêmio e sua vasta torcida.
O Grêmio aproveita o incidente para reiterar seu compromisso contra qualquer forma de discriminação, agindo sempre em prol da retidão e da verdade”.
O Grêmio contratou duas empresas para esclarecer as falas dos torcedores. Segundo a análise, os gremistas não gritaram “macaquinho” para Carlinhos, mas sim ‘tá bravinho’. Por isso, o clube gaúcho solicitou que o Flamengo se retratasse sobre o conteúdo nas redes sociais.
É importante ressaltar que o Flamengo se manifestou logo após o incidente se tornar viral nas redes sociais. Na ocasião, o clube carioca pediu ao Grêmio que identificasse o torcedor e tomasse as medidas necessárias para evitar futuros casos de racismo. Em decorrência disso, o time gaúcho solicita que o clube rubro-negro se retrate após a nota oficial publicada no domingo (22).
Publicado em colunadofla.com
Share this content: