Guardiola na América do Sul? ‘Essa foi a resposta do treinador do Manchester City (ING) ao ser questionado se um dia toparia comandar um time sul-americano no futuro.’ Os ingleses entram em campo neste domingo (22), contra o Al Ain (EAU), pela segunda rodada do Mundial de Clubes.
— ‘Por que não? Estou amando o que estou vendo. Botafogo, Fluminense, todos os times brasileiros e argentinos… Como eles comemoram os gols, como estão juntos. É uma cultura, os torcedores deles estão em maior número aqui que os europeus. É sobre isso, você tem que viver a competição’ — disse Guardiola.
— ‘Muita, muita coisa boa na história do futebol veio da América do Sul. Especialmente Brasil, Colômbia, Argentina, Uruguai, eu diria de todos os países. Muita coisa boa. Os melhores jogadores são de lá, e depois muitos vão para a Europa pela oportunidade econômica e o prestígio. As pessoas ficam surpresas que o time europeu perdeu. Bem-vindo ao mundo real, meu amigo! Parece que você ficou olhando para sua barriga e não viu o que estava acontecendo. Porque eles (sul-americanos) são bons’ — acrescentou o treinador do Manchester City.
Em síntese, o treinador Guardiola fez um alerta. O cenário atual evidencia a superioridade dos brasileiros em relação aos europeus na Copa do Mundo de Clubes. Afinal, Flamengo e Botafogo venceram Chelsea (ING) e PSG (FRA), respectivamente. Além disso, Palmeiras e Fluminense empataram com Porto (POR) e Borussia Dortmund (ALE).
Dessa forma, mais um embate entre europeus e brasileiros está assegurado para esta segunda-feira (23), quando o Botafogo enfrenta o Atlético de Madrid (ESP), na terceira rodada da fase inicial. Por outro lado, o Flamengo possui boas chances de enfrentar o Bayern de Munique (ALE) ou o Benfica (POR) nas oitavas de final, no próximo domingo (29). Portanto, a definição do confronto ocorrerá na terça-feira (24).
Publicado em colunadofla.com